Cidades

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança campanha ‘Forro é bão! Violência Contra a Mulher NÃO!’

prevenção a violência contra mulher tem foco nas festas junina

Por 7Segundos 13/06/2023 15h03
Prefeitura de Palmeira dos Índios lança campanha ‘Forro é bão! Violência Contra a Mulher NÃO!’
Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres - Foto: Reprodução/Assessoria

O período junino é o segundo maior festejo do Brasil, ficando atrás apenas do Carnval. Este ano a expectativa é que as festas movimentem cerca de R$6 bilhões no país. A festa que leva alegria e forró é um momento muito esperado pelos brasileiros, principalmente pelos nordestinos. Mas infelizmente, o ambiente de festa também aumenta os casos de violência contra a mulher.

Para prevenir que mulheres sofram algum tipo de violência, a Secretaria Municipal Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (SEMUDH) de Palmeira dos Índios, lançou nesta segunda-feira (12) campanha ‘Forro é bão! Violência Contra a Mulher NÃO!’.

A secretaria fará ações educativas de panfletagem, abordagem para falar sobre a importância da prevenção e sobre o trabalho do Centro Especializado em Atendimento à Mulher em situação de violência, além do monitoramento de segurança nas festas da cidade e blitz. Essas ações vão acontecer durante todo o mês de junho, quando acontece o São João do Povo. No entanto, o foco maior será nos dias 12, 23 e 28 de junho quando acontecem as maiores festas em celebração ao dia de Santo Antônio, São João e São Pedro quando a cidade tem a maior concentração de público.


A secretária da Semudh, Flávia Tavares, falou da importância dessas ações durante os festejos junino. “Infelizmente a violência esta presente na vida de muitas mulheres todos os dias, independente de ser festa junina ou não. Porém no período de festa, aumenta o consumo de bebidas e outras drogas e isso acarreta no aumento maior de caso de violência nesse período.[...] A naturalização da violência nesse período de festejo também pode acontecer através da importunação sexual e do assédio. A mulher vai para festa para curtir e aproveitar e não é respeitada. E estamos aqui também para falar para sociedade que independente da roupa ela tem direito de ser respeitada.”, disse a secretária.

Secretária concede entrevista para 7Segundo. Imagem: 7Segundo


Em casos de violência sexual, ou qualquer tipo de violência, a vítima pode ligar para:

• Polícia Militar / Fone: 190

• Central de Atendimento à Mulher / Fone: 180

• Centro Especializado de Atendimento a Mulher / Fone: 99625-5377

• Patrulha Maria da Penha