Cultura

Artistas de Palmeira dos Índios acreditam que recursos da lei Paulo Gustavo vão movimentar positivamente setor cultural

A cidade está apta para receber cerca de R$ 655 mil para fomentar cultura local

Por 7Segundos 04/07/2023 16h04 - Atualizado em 04/07/2023 18h06
Artistas de Palmeira dos Índios acreditam que recursos da lei Paulo Gustavo vão movimentar positivamente setor cultural
Lucas Iguaratã exibe sua arte em homenagem a cultura indígena. - Foto: Cortesia

A lei Paulo Gustavo regulamentada em 2022 foi criada para incentivar o setor cultural no Brasil, visto que a área sofreu muitos danos e até o momento sofre com o reflexo da pandemia da COVID-19. O Ministério da Cultura disponibilizou mais de três bilhões de reais para serem distribuídos em todo território brasileiro.

A cidade de Palmeira dos Índios participou do processo e cumpriu todas as etapas. No momento, Palmeira está apta para receber R$655 mil que serão repartidos para vários artistas locais de diferentes áreas da cultura.

Segundo a cantora e produtora de eventos, Rafaela Costa, o recebimento desta verba é uma vitória para o setor, principalmente para os artistas independentes. “O lado artístico independente depende muito de recursos e muitas vezes ficam parados por não haver recursos financeiros para estar rodando a sua arte a fora. “Quem está vivendo mais próximo, vê a importância de expor artistas que muitas vezes ficam invisibilizados por não ter a força de produzir mais e ser mais visto.”, afirmou a cantora. Ela ainda contou que pretende submeter um projeto de produção cultural de eventos na intenção de fomentar a cultura na região de Palmeira.

Rafela Costa em apresentação artística. Foto: Cortesia

A Prefeitura de Palmeira criou o Fórum Permanente de Cultura para debater com os próprios artistas de forma individual e coletivamente como serão feitos a divisão da verba e os editais que serão abertos ao longo do ano, além dos prêmios que serão dados para quem participar dos editais.

Para o coordenador do fórum e artesão, Lucas Yguaratã, a expectativa é grande para todos os setores cultuarias, os artistas esperam que, além de movimentar o meio artístico, os novos projetos criados a partir da lei beneficie economicamente toda cidade de Palmeira. “A expectativa é que todo fazedor de cultura utilize esse dinheiro para fazer bons projetos para Palmeira que já é considerada um polo cultural e que a cidade seja beneficiada com as contrapartidas que nós artistas vamos desenvolver para a sociedade.”, disse Lucas Yguaratã.

O ator, Julian Neves, acredita que a lei é um marco no setor artístico depois de muita luta e trabalho para ter a devida importância. “Existem muito projetos belíssimos, trabalhos maravilhosos, talentos aqui na nossa cidade e na nossa região, mas que por falta de oportunidade e incentivo não tem a devida credibilidade que deveria ter. Com a lei Paulo Gustavo e com esse incentivo, eu acredito que muitos de grande qualidade, vão ter uma visibilidade e que dessa forma vão dar ênfase aos nossos talentos, a nossa cultura e a nossa arte local.”

Ator Julian Neves. Foto: Cortesia