Saúde

Castramóvel Pet Amigo realizará atendimentos no centro de Palmeira dos Índios durante o mês de julho

Veterinário orienta população a manter em dia os cuidados com a saúde de animais

Por 7Segundos 14/07/2023 15h03 - Atualizado em 14/07/2023 16h04
Castramóvel Pet Amigo realizará atendimentos no centro de Palmeira dos Índios durante o mês de julho
Castramóvel atende animais de estimação de famílias baixa renda - Foto: Reprodução/Assessoria

Durante a campanha Julho Dourado, que tem como objetivo combater a disseminação de zoonoses, o castramóvel Pet Amigo estará realizando atendimentos aos animais com tutores no centro de Palmeira dos Índios, próximo a Diocese da cidade.

O Pet Amigo é uma medida promovida pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O intuito do dispositivo é levar saúde de qualidade para os animais que pertencem a famílias de baixa renda do município.

O médico veterinário Paulo Wianês, coordenador o programa castramóvel, falou que há três anos os serviços são disponibilizados para a população e que os resultados das ações são positivas. “Já percorremos todos os bairros de Palmeira dos Índios e começamos a perceber um controle populacional quando retornamos nos bairros”, afirmou o coordenador.

Veterinário orienta população a manter em dia os cuidados com a saúde dos animais. Foto: Reprodução/Assessoria


O Pet Amigo disponibiliza os serviços de castração, vermifugação, vacina antirrábica e exames de sangue. Segundo o veterinário, essas ações ajudam toda a população, pois melhora a saúde dos pets e garante que eles não transmitam doenças aos humanos. “O animal castrado diminui os riscos de zoonoses, além de aumentar a longevidade do animal e o seu valor em relação às adoções. A castração é o futuro”, disse Paulo Wianês.

Para quem quiser levar o animal de estimação para ser atendido pelo Pet Amigo, é necessário que o tutor leve uma cópia do RG, CPG, comprovante de residência e de renda de até um salário mínimo ou de algum auxilio do governo.