Justiça

PF identifica agressores que hostilizaram Alexandre de Moraes e família do ministro em Roma

Ministro estava na Itália para dar uma palestra na Universidade de Siena

Por R7 15/07/2023 16h04
PF identifica agressores que hostilizaram Alexandre de Moraes e família do ministro em Roma
Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal identificou três brasileiros que hostilizaram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em Roma nesta sexta-feira. O filho do ministro também teria sido agredido por um dos três envolvidos.

Eles responderão em liberdade a inquérito por crimes contra honra e ameaça. As informações foram confirmadas ao R7 por fontes da corporação e do Ministério da Justiça.

Moraes estava na Itália com a família para uma palestra na Universidade de Siena, no Fórum Internacional de Direito. As agressões ocorreram no Aeroporto Internacional de Roma.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ligou para Moraes para se solidarizar e condenar os atos de violência.

Moraes foi xingado e chamado pelos agressores de comunista. O ministro conduziu o TSE durante as eleições de 2022 e é relator dos inquéritos sobre ataques de 8 de janeiro.

Outro caso

Em novembro de 2022, o ministro também foi hostilizado quando estava em Nova York (EUA) para participar de debates sobre liberdade, democracia e a economia do Brasil em 2023. Ele foi xingado enquanto estava em um restaurante da cidade.