Cidades

Prefeitura de Palmeira denuncia descarte irregular de produto químico e biológico na Serra das Espias

Os materiais foram depositados próximos a um riacho que abastece a comunidade e pode causar sérios riscos à saúde da população

Por 7segundos 14/09/2023 07h07 - Atualizado em 14/09/2023 16h04
Prefeitura de Palmeira denuncia descarte irregular de produto químico e biológico na Serra das Espias
Uma equipe da Semarhpi esteve no local para averiguar a área. - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), recebeu uma denúncia de que uma empresa chinesa fez o descarte irregular de produtos químicos e biológicos em uma região da Serra das Espias. Uma equipe da Semarhpi esteve no local para averiguar a área e percebeu que os materiais foram depositados próximos a um riacho que abastece a comunidade e pode causar sérios riscos à saúde da população.

De acordo com a secretária da Semarhpi Anna Luísa França, um Boletim de Ocorrência já foi registrado para apurar o caso. “Já comunicamos ao IMA toda a situação mas está tudo bastante difícil pois, até o momento, não foi possível identificar o responsável da empresa chinesa no Brasil que está fazendo esse descarte irregular. Por isso, registramos um Boletim de Ocorrência para que a polícia encontre o responsável para recolher esses produtos, que podem ser químicos, biológicos ou radioativos e, portanto, muito prejudiciais à saúde”, explicou Anna Luísa.

O prefeito Júlio Cezar disse que todas as medidas serão tomadas para proteger as pessoas que moram na região. “As nossas equipes da Semarhpi, junto com o Batalhão Ambiental e o IMA, estão acompanhando o caso e nos orientando. Alertamos os moradores da região sobre os perigoso que esses materiais podem oferecer. Por isso, não toquem em nada e não se aproximem desses produtos, pois esse é um trabalho para especialistas. Amanhã, as nossas equipes isolarão a área. A polícia também está no caso e já solicitamos a ajuda do Corpo de Bombeiros e precisamos encontrar, o quanto antes, os responsáveis por este crime ambiental”, disse o prefeito Júlio Cezar.