Educação

Campus de Palmeira oferta maior número de vagas do Ifal no interior

Cursos ofertados são Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho com total de 288 vagas

Por 7Segundos com assessoria 09/10/2023 13h01 - Atualizado em 09/10/2023 14h02
Campus de Palmeira oferta maior número de vagas do Ifal no interior
Ao todo, são ofertadas 3.020 vagas, distribuídas entre os campus - Foto: Reprodução/Assessoria

As inscrições para o Exame de Seleção 2024.1 para o ingresso de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciam nesta sexta-feira (6), às 19h. Ao todo, são ofertadas 3.020 vagas, distribuídas entre os campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa. Confira na página da Copeve!

O Edital nº 49/2023 ainda traz três novos cursos técnicos integrados neste ano, dois deles ofertados pelo Campus Marechal Deodoro, Desenvolvimento de Sistemas e Instrumentos Musicais, além de Segurança do Trabalho, na unidade de São Miguel dos Campos. Somados a eles, existem outros 37 cursos, distribuídos entre os 16 campi. 


No campus Palmeira dos Índios, os cursos ofertados são Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho com total de 288 vagas.


Confira abaixo os demais campus: 

No campus Arapiraca os cursos ofertados são: Eletroeletrônica e Informática, ambos Matutino e Vespertino, com total de 144 vagas.

No campus Batalha os cursos ofertados são Agroindústria e Biotecnologia, no total de 108 vagas.

No campus Benedito Bentes, são ofertadas 108 vagas para o curso de Logística, matutino e vespertino.

No campus Coruripe, são 144 vagas para os cursos de Edificações e Mecânica.

No campus Maceió, são ofertados os cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Edificações, Estradas e Desenvolvimento de Sistemas, em 684 vagas. Todos os cursos possuem o turno matutino e vespertino.

No campus Maragogi, os cursos ofertados são Agroecologia e Hospedagem, ambos Matutino e Vespertino, com total de 144 vagas.

No campus Marechal Deodoro, os cursos ofertados são Meio Ambiente, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e Instrumentos Musicais, com total de 252 vagas.

No campus Murici os cursos ofertados são Agroindústria e Agroecologia, ambos Matutino e Vespertino, com total de 180 vagas.

No campus Penedo, os cursos ofertados são Química e Meio Ambiente, com total de 144 vagas.

No campus Piranhas, os cursos ofertados são Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia, com total de 180 vagas.

No campus Rio Largo, são 32 vagas do curso de Informática para Internet, no turno diurno.

No campus Santana do Ipanema, os cursos ofertados são Administração e Agropecuária, com total de 144 vagas.

No campus São Miguel do Campos, os cursos ofertados são Informática para Internet e Segurança do Trabalho, com total de 144 vagas.

No campus Satuba, os cursos ofertados são Agroindústria e Agropecuária, com total de 216 vagas, com turno integral: matutino e vespertino.

No campus Viçosa os cursos ofertados são Informática para Internet e Administração, juntos com 108 vagas.

Procedimento da inscrição


Para participar do processo seletivo, o aluno deve ter concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. As inscrições para o Exame de Seleção vão até o dia 3 de novembro de 2023 e elas são feitas exclusivamente pela página www.copeve.ufal.br/sistema.

O primeiro passo é o cadastro no sistema, depois, o preenchimento da inscrição, através do formulário no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br/sistema.

Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em Escola da Rede Pública de Ensino podem concorrer na situação de Ação Afirmativa. Nesse caso, os candidatos que tenham interesse em concorrer a uma das vagas, devem selecionar a categoria em que se encaixam: se L2 – Pretos, Pardos ou Indígenas (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L1 – Outras Etnias (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L6 – Pretos, Pardos ou Indígenas (independente de renda); L5 – Outras Etnias (independente de renda); L10 – Pessoa com Deficiência (renda per capita até 1,5 salário-mínimo); L14 – Pessoa com Deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente de renda).

Se o candidato for concorrer a Ampla Concorrência, é necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU, no valor de R$ 50,00 e pagá-la em uma das agências do Banco do Brasil. Se encaixam nessa situação estudantes provenientes escolas privadas, cenecistas, filantrópicas, confessionais e demais escolas que não se enquadram como pública, bolsistas integrais de escolas privadas ou estudantes que cursaram parte do ensino fundamental em escola que não é da rede pública de ensino.

Mas cuidado! Muita atenção na escolha do Campus, Curso, Horário, pois não se pode mudar a vaga depois da inscrição ou fazer outra novamente.

Se o candidato tem alguma condição especial, como, ser lactante, usar aparelho auditivo, tornozeleira eletrônica de monitoramento, equipamentos de medição de glicose ou pressão, é necessário preencher o requerimento disponível no ato da Inscrição no site e encaminhar a COPEVE/UFAL o laudo médico alegando a condição.

Dia e detalhes da prova


A prova será realizada no dia 3 de dezembro de 2023, com duração de 3h30min, nos locais e horários a serem divulgados no Cartão de Inscrição.

Para participar dela, o candidato deverá apresentar-se no local e horário indicados no Cartão de Inscrição, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, Cartão de Inscrição e documento oficial de identidade ou equivalente.

A prova será constituída de caderno com 40 (quarenta) questões, sendo 18 de Português, 18 de Matemática e 04 (quatro) de Atualidades (Geografia / História).

O gabarito será divulgado dia 4 de dezembro e a lista com o resultado será divulgado no dia 22 de dezembro de 2023.