Alagoas

Governador promove série de entregas nos 192 anos de União dos Palmares

No dia também dedicado às crianças, pequenos de distrito humilde do município ganharam de presente mais uma Creche Cria entregue pelo Governo de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 12/10/2023 17h05
Governador promove série de entregas nos 192 anos de União dos Palmares
Paulo durante o descerramento da placa 7ª GEE - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas promoveu, nesta quinta-feira (12), uma série de entregas no município de União dos Palmares, que nesta sexta-feira (13) completa 192 anos de Emancipação Política.

Acompanhado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, do prefeito Areski Freitas e de várias personalidades e lideranças políticas da região, o dia no município, berço de Zumbi dos Palmares, começou com a visita e o descerramento da placa da reforma da 7 Gerência Especial de Educação (GEE) que ganhou melhorias como espaços de convívio, auditório, refeitório, piso, sistema de revestimento, pintura geral, paisagismo, entre outros benefícios.

"Queremos melhores dias e alcançar o melhor resultado possível no ranking de Alagoas na questão de educação de qualidade no país, porque essa é uma de nossas prioridades e uma das promessas da época de nossa campanha", disse o governador ao inaugurar as melhorias da 7º GEE.

Em seguida, o governador e comitiva visitaram a reforma do Centro de Desportos e Recreação Manoel Gomes de Barros, que contempla o ginásio de esportes, piscina semiolímpica, sala de ballet, vestiários masculino e feminino, quadra de areia e que atende a uma comunidade de três mil alunos da rede estadual de ensino.

No ginásio, o governador Paulo Dantas cumprimentou os jovens estudantes do time da escola estadual que leva o nome do complexo esportivo e jogou uma partida de futebol de salão com os alunos.

"Este ginásio não só atende o município de União dos Palmares, mas a sete cidades no entorno desta região", destacou a secretária Roseane Vasconcelos, ao agradecer o governador pela valorização dos profissionais de Educação com a reforma da 7ª GEE.

Crianças de distrito humilde ganham presente em seu dia

Por fim, no dia dedicado também às crianças, na última ação da agenda, em União, Paulo Dantas entregou aos pequenos e aos pais a 46ª Creche Cria, batizada de Centro Educacional Tia Selma. O espaço atenderá a 200 crianças entre 0 e 5 anos no Distrito de Rocha Cavalcante, localidade de população carente que fica a 7km do centro da cidade de União dos Palmares.

A creche conta com estrutura de salas multiuso, fraldário, horta, jardim, playground, duas salas para pré-escola, brinquedos, televisão e cinco refeições diárias para as crianças.

"Vamos construir ainda pelo menos mais três creches do Programa Cria aqui em União dos Palmares com a mesma qualidade das outras quarenta e cinco que já foram entregues, quarenta e duas somente no meu governo, porque a primeira infância é prioridade na nossa gestão", ressaltou o governador.

"Estamos fazendo um esforço para no próximo dia 20 de novembro trazermos o presidente da República para as celebrações do Dia da Consciência Negra aqui em União dos Palmares para fechar com chave de ouro o aniversário deste importante município", completou Paulo Dantas.

Já a secretária Especial da Primeira Infância, Paula Dantas, titular do Cria, destacou o trabalho desenvolvido dentro das Creches. "Esta unidade está sendo entregue de forma física hoje, mas todas as creches Cria passam por um trabalho pedagógico com todos os setores do Governo e da sociedade para que tenham o melhor uso possível", disse Paula Dantas, presente ao evento da entrega da Creche Tia Selma.

Jamile Ferreira, sobrinha da homenageada com o nome da creche, a professora Selma Ferreira, falecida em agosto deste ano, presenciou a solenidade de inauguração.

"A palavra que deixo em nome de minha tia, a professora Selma, é esperança. Foi com ela que muitas crianças aprenderam a pegar um lápis e um caderno e se tornaram pessoas letradas", destacou Jamile.

As três obras do Governo de Alagoas em União dos Palmares receberam investimentos da ordem de R$ 7 milhões oriundos do tesouro estadual.

"Nossa cidade só tem a agradecer ao governador Paulo Dantas por tantas obras em parceria com o governo do Estado, além das que foram entregues hoje", destacou o prefeito Areski Freitas, ao citar que ainda será construído um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), outra obra do Governo de Alagoas.

Prestigiaram ainda as entregas a secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, o deputado federal Rafael Brito, entre outras personalidades.