Tecnologia

Semana de Pesquisa, Tecnologia e Informação na Educação Básica começa em Palmeira dos Índios

Evento tem objetivo de fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica

Por 7Segundos com assessoria 18/10/2023 14h02 - Atualizado em 18/10/2023 14h02
Semana de Pesquisa, Tecnologia e Informação na Educação Básica começa em Palmeira dos Índios
Em Palmeira dos Índios, 37 escolas públicas estão participando do evento - Foto: Helcinei Correia/Assessoria

Experimentos, ideias e criatividade. Assim começou o dia para alguns alunos da rede municipal de ensino que tiveram seus projetos de iniciação científica expostos para visitação. É a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) e este ano trabalha o tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. 

O evento está sendo realizado durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), que acontece também em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi, com o objetivo de fortalecer projetos de estímulo à iniciação científica e tecnológica que valorizem o conhecimento científico de crianças, jovens e adultos, por meio da parceria entre Educação Básica e a Educação Superior.

Em Palmeira dos Índios, 37 escolas públicas estão participando do evento, sendo 11 da rede municipal, das quais 3 tiveram trabalhos apresentados: a Escola Municipal Professora Marinete Neves, a E. M. Dr. Gerson Jatobá e a E. M. Francisco Pinto Pimentel. As demais estão inseridas no show de química, visitação à estufa e laboratórios. As atividades se concentram na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus Palmeira dos Índios.

A professora e Dra. Natércia Lopes destacou a importância do concurso: “A Uneal está de portas abertas para receber todas as escolas públicas que foram inscritas nesta semana. Logo, a premiação das três primeiras escolas do ensino fundamental e médio, que se inscreveram neste concurso inovador, vêm mostrar soluções que os alunos encontraram para problemas sociais, problemas que eles enfrentam no cotidiano deles, seja no bairro em que eles moram ou no contexto em que vivem”, disse a professora Dra. Natércia Lopes.

A programação da Simpete inclui exposições, oficinas, experimentos, atividades de xadrez e visitas aos laboratórios de química, biologia e física. As apresentações seguem até quarta-feira (18). Já na quinta-feira (19), o evento será realizado com as instituições acadêmicas particulares e a exposição ocorrerá na Praça das Casuarinas.

O professor da rede municipal Edmilson Amj falou da importância do evento para a iniciação de projetos científicos: “Esta é a primeira vez que a escola Gerson Jatobá e toda a rede de ensino participam da semana de ciências e tecnologia. É bacana porque o que eles puderam aprender de habilidades e competências no primeiro, segundo ou terceiro bimestres, eles conseguem transformar em ideias científicas, e nós conseguimos orientá-los a desenvolver ideias e projetos de iniciação científica”, disse o professor.