Polícia

Em uma semana, PM retira das ruas mais de 160 kg de drogas e armas de fogo

Os dados contabilizados são da Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM

Por 7Segundos com assessoria 21/10/2023 16h04
Em uma semana, PM retira das ruas mais de 160 kg de drogas e armas de fogo
Rotam Policia Militar - Foto: Reprodução/Assessoria

Durante a última semana guarnições da Polícia Militar de Alagoas apresentaram resultados significativos no combate à criminalidade. Foram 23 armas de fogo apreendidas. A luta contra o tráfico também rendeu um saldo de mais de 164 quilos de droga retirados das ruas. 

Os dados contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM (2ª Seção do Estado-Maior Geral) foram extraídos da Central de Atendimento e Despacho (CAD), da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os números correspondem às ocorrências contabilizadas entre os dias 15 e 21 de outubro. 

Outro destaque foi o número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) confeccionados pelas guarnições: 13 no total, confeccionados por equipes atuando nos municípios de Atalaia, Maceió, São Miguel dos Milagres, Messias, Marechal Deodoro, Joaquim Gomes, Piranhas, Arapiraca, Coité do Nóia e Maragogi por ocorrências de naturezas diversas. 

Cerca de 23 armas de fogo entre revólveres, pistolas e espingardas foram apreendidas em intervenções policiais realizadas em municípios como União dos Palmares, Joaquim Gomes, Murici, Rio Largo, Paripueira, Taquarana, Inhapi, Campo Alegre, Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Ouro Branco, Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos.

Duas destas ocorrências foram registradas pelo Batalhão de Polícia Militar de Rotam na parte alta de Maceió. Uma foi na madrugada deste sábado (21), na Avenida Poeta Luiz Gonzaga Barroso, no bairro Clima Bom, por volta de 1h. Na ocasião foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições, um aparelho celular, uma balança de precisão e 15 gramas de cocaína. Um indivíduo do sexo masculino, de 26 anos de idade foi preso.

O fato foi constatado após denúncia. Durante patrulhamento a guarnição Rotam 01 foi informada sobre um possível ponto de tráfico de drogas em uma rua nas proximidades. No local apontado, com a devida autorização do proprietário foi feita a abordagem e busca no imóvel. O material ilícito estava escondido no guarda-roupas e o responsável pela residência confirmou ser o dono dos itens.

O segundo episódio ocorreu na sexta-feira (20), no trecho entre o bairro Petrópolis e a estrada de acesso à Chã Nova. Uma ação das equipes de Rotam 01 em articulação com o Serviço de Inteligência da unidade culminou com a apreensão de uma espingarda calibre 28 com duas munições, mas sem autoria.

Durante incursão na região os agentes avistaram indivíduos em atitude suspeita na área de vegetação. Os suspeitos empreenderam fuga ao notarem a aproximação policial. Os PMs realizaram buscas na área, não sendo mais possível localizar os envolvidos, porém, sob um sofá escondido na vegetação, foi encontrada a arma.

Os dois casos registrados pelo BPM de Rotam foi encaminhado à Central de Flagrantes para realização dos procedimentos cabíveis. O mesmo desfecho ocorreu em ocorrência do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM) na noite de sexta. A Força Tática da unidade (em ação articulada com o Serviço de Inteligência do Batalhão) apreendeu uma espingarda calibre 32 com nove munições intactas. O fato ocorreu na Travessa da saudade, no Clima Bom, em Maceió. A equipe se aproximou para efetuar a abordagem aos suspeitos. Estes se evadiram, não sendo mais localizados, mas deixaram para trás o material ilícito.

Ações no sertão do Estado


Na região do Sertão, mais uma arma foi apreendida, desta feita pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Dois indivíduos do sexo masculino, ambos com 26 anos de idade, foram presos por volta de 22h de sexta-feira. O flagrante ocorreu na Rodovia BR 423, Zona Rural de Delmiro Gouveia. Um revólver calibre 38 com seis munições intactas foi apreendido, assim como um automóvel Gol de cor branca, com placa de Pernambuco. Os dois ocupantes do veículo foram levados à Delegacia de Polícia Civil na cidade de Batalha. 

O quantitativo de drogas apreendidas totaliza 164,311 quilos. 160,141 deles, somente de maconha. Mais de 150 quilos foram apreendidos em uma única ocorrência no município de Inhapi, durante operação conjunta entre a PM, por meio do 9º BPM, juntamente com a Polícia Civil na tarde de quarta-feira (18). A ação, que ocorreu no povoado Ribeira, zona rural de Inhapi, resultou na descoberta de uma plantação com aproximadamente 300 pés de maconha. Outras drogas foram apreendidas em ações distintas em diversas cidades, somando quase quatro quilos de cocaína (3,952 kg) e 218 gramas de crack.

Parte desses entorpecentes é resultado do trabalho da equipe de Força Tarefa Rocam pertencente à 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I), que constatou um caso de Tráfico de entorpecentes na tarde de sexta-feira, na Vila José Paulino em Atalaia. Um menor, de 17 anos de idade, foi apreendido após ser flagrado com cerca de 80 gramas de cocaína e 150 gramas de maconha.

A Força-Tarefa Rocam (motocicletas) realizava patrulhamento de rotina quando avistou um indivíduo tentando se desfazer de uma sacola plástica. Foi dada a ordem de parada, seguida de busca pessoal. Uma pedrinha de cocaína foi encontrada em seu bolso. Na busca no perímetro os PMs encontraram a sacola que fora arremessada. Ela continua maconha e duas bolsas menores com cocaína e uma nota de 10 reais. Acompanhado de um parente maior, o jovem foi levado ao Centro Integrado de Segurança Pública Murici, onde foram tomadas as medidas legais.

Ocorrências de outras naturezas também foram atendidas pela PM, a exemplo do ocorrido em Chã Preta na tarde de sexta-feira. O Pelopes da 3ª CPM/I recuperou um automóvel Fiat Strada após queixa de apropriação indébita. Uma denúncia anônima indicava a localização do carro, em uma fazenda. 

No local, um indivíduo informou ter adquirido o veículo por meio de compra e venda intermediada por um aplicativo da internet. Essa versão foi contestada por um segundo indivíduo que chegou à fazenda identificando-se como proprietário. Ele apresentou documentos relatando que o carro teria sido locado no mês de novembro e apresentou também o boletim de ocorrência. 

Diante dos argumentos de ambas as partes, concluiu-se que o comprador teria sido vítima de um possível golpe de compra e venda. As partes foram conduzidas até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Murici, para que os procedimentos devidos fossem realizados.