Agreste

Verde Alagoas está distribuindo água imprópria para consumo em Tanque d'Arca, segundo IMA

Empresa afirma ter investido R$ 85 mil para melhorar qualidade da água

Por 7Segundos 24/10/2023 16h04 - Atualizado em 24/10/2023 17h05
Verde Alagoas está distribuindo água imprópria para consumo em Tanque d'Arca, segundo IMA
Tanque d’Arca - Foto: Reprodução

A água é um dos elementos mais importanes para a vida humana. Segundo especialistas, os seres humanos pode viver semanas sem comida, mas não consegue sobreviver mais do que dois a quatro dias sem água.

E quando a única água disponível é imprópria para o consumo? Esse é o questionamento que os moradores do município de Tanque d'Arca, no Agreste se fazem diariamente.

A água que chega às torneiras não tem nada de insípida, inodora e incolor. Pelo contrário, tem aspecto turvo, cheiro forte e um gosto classificado como "salobro", pela população. A má qualidade é atestada em relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e é razão de denúncia movida pela Associação Comunitária Água Viva contra a concessionária Verde Alagoas.

De acordo com o presidente da Associação Água Viva, José Filho, a maioria da população evita ingerir e usar a água para preparar as refeições, mas ainda assim, os problemas de saúde são comuns. "Tenho uma filha que chegou a perder metade dos cabelos porque o cloro colocado na água é muito forte. As pessoas ficam se coçando e com o cabelo caindo. A água não é tratada e mesmo assim, a Verde está cobrando a taxa", declarou.

Segundo ele, a água distribuída pela concessionária não recebe tratamento adequado. Ela é captada de poços e passa apenas pelo processo de aplicação de cloro antes de chegar às residências.

Além da denuncia da associação comunitária, o Ministério Público também ajuizou ação pedindo providências para a melhoria da qualidade da água distribuída no município agrestino, após novas análises de amostras coletadas pelo IMA novamente atestarem que o líquido é impróprio para o consumo humano. A decisão judicial, em tutela de urgência, dá um prazo de 10 dias para que a empresa responsável pela distribuição comprove que está cumprindo os requisitos para a concessão do serviço.

A reportagem entrou em contato com a Verde Alagoas, que encaminhou nota informando que recebeu o sistema de tratamento em condições precárias, mas que já fez investimentos para melhorar a qualidade da água distribuída no município:

A concessionária Verde Alagoas esclarece que, em outubro de 2022, quando entrou em operação, recebeu o sistema de abastecimento de água da Prefeitura de Tanque D'Arca em condições precárias de funcionamento, já que não havia tratamento de água e nenhum tipo de controle de qualidade da água distribuída à população.

No período de outubro/22 até junho/23, a Verde Alagoas investiu nos sistemas produtores, sendo realizadas limpezas em todos os poços e a implantação dos sistemas de desinfecção, com a utilização de cloração da água em atendimento à Portaria MS 888.

Nesta primeira fase, foram investidos mais de R$ 85 mil para realização de adequações com a implantação de 940 metros de rede de distribuição, limpeza dos poços, implantação de sistemas de desinfecção, instalação dos pontos de coleta nos poços, que servem para análise da água, como também monitoramento da qualidade da água diariamente.

A empresa informa também que está disponível para elucidação do caso e irá fornecer os devidos esclarecimentos para o Poder Judiciário.

A Verde Alagoas mantém o compromisso da distribuição da água à população, com monitoramento e análises laboratoriais. Além disso, também contamos com o laboratório móvel para testagem, de forma simples e gratuita, que pode ser solicitado pelo 0800 941 0195. Com o resultado, que é disponibilizado em 24 horas, é elaborado um laudo analítico para resposta ao cliente.