Direitos Humanos

Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não-Bináries reune mais de 150 participantes

Promovido pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, evento promoveu durante quatro dias o debate sobre a garantia de direitos e os desafios destas comunidades

Por 7Segundos com assessoria 30/10/2023 17h05
Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não-Bináries reune mais de 150 participantes
Encontro reuniu nomes importantes da militância LGBTQIA+ e impulsionou o debate sobre saúde, cidadania e direitos humanos - Foto: Ascom Semudh

A Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semurdh) realizou, de 26 a 29 deste mês, o primeiro Encontro Nacional de Travestis, Homens e Mulheres Trans e Não-Bináries. Contando com quatro dias de atividades no Estádio Rei Pelé, o evento reuniu mais de 150 participantes.

Com o objetivo de enfatizar o debate sobre educação, direitos humanos e políticas públicas voltadas a estes recortes da população brasileira, o encontro teve palestras e rodas de conversas com nomes de destaque na militância trans e não-binária de todo o país. O evento também trouxe à tona o debate sobre avanços e dificuldades sobre a garantia de direitos, o respeito ao nome social e identidade de gênero, o processo transexualizador e a redução de danos e prevenção ao HIV.

Também foram discutidos temas como a empregabilidade, o afastamento e vulnerabilidade social, e a importância da cultura para a visibilização das pessoas trans. “É preciso que a gestão pública coloque as pessoas trans e não-bináries, assim como a população LGBTQIAPN+, dentro do planejamento. Estamos muito felizes por nosso estado receber um momento como esse, que é de extrema importância para compreendermos a luta dessa comunidade, as suas necessidades e para a construção de políticas públicas”, disse a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

Além dos debates, o Encontro também promoveu um momento cultural no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a realização do espetáculo Divas da Noite, apresentado pelo Grupo Transhow, e de artistas locais. Como fruto das discussões, foi construído ao final das atividades um relatório sobre os desafios e necessidades destas populações. Ele será entregue aos governos Federal e de Alagoas, e servirá como um norteador para a elaboração e implementação de políticas públicas.






O Encontro foi uma iniciativa da Gerência de Articulação, Execução e Monitoramento de Políticas Públicas da Semudh e teve a parceria de varias secretarias estaduais e entidades ligadas ao ativismo LGBT: Grupo Gay de Maceió (GGM), RedTrans, Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), Fundo Positivo LGBTQIA+, Fundo Positivo, Act Trans, Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT), Conselhos Estadual e Nacional LGBT. O evento também recebeu apoio do Ibis Budget, de parlamentares e vereadores de Alagoas.