Saúde

Novo prédio do Centro de Atendimento ao Diabético é entregue em Palmeira

Serviço é ofertado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Por 7Segundos com Assessoria 14/11/2023 16h04
Novo prédio do Centro de Atendimento ao Diabético é entregue em Palmeira
CAD conta com uma equipe multidisciplinar - Foto: Reprodução Assessoria

O prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Saúde Jânio Marques entregaram nesta terça-feira (14) o novo prédio do Centro de Atendimento ao Diabético (CAD) Juraci Dantas de Barros. O projeto, inaugurado há 2 anos, é pioneiro no Estado de Alagoas e referência para pacientes diabéticos de Palmeira, além de ser o único no Estado. O serviço é ofertado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantido com recursos próprios do município.

O CAD conta com uma equipe multidisciplinar onde o foco é o a pacientes que apresentam complicações do Diabetes Mellitus tipos 1 e 2, encaminhados das Unidades Básicas e com necessidade de acompanhamento com a equipe.

A endocrinologista e coordenadora da Unidade Ariadne Barros agradeceu à gestão pela nova sede. “Agradeço a Deus por estar vivendo esse momento, um sonho planejado e realizado. Agradeço a minha família, filhos e ao prefeito Júlio Cezar por estas portas abertas. Sem sonhos não somos nada. Quero agradecer ao prefeito por enxergar as necessidades dos portadores dessa doença, que é o diabetes. Agradecemos, também, ao secretario Jânio e toda a equipe que trabalharam dia e noite para que tudo ficasse bonito e pronto”, disse a médica.

O secretário municipal de Saúde Jânio Marques agradeceu a todos os envolvidos na obra e à equipe do CAD. “O dia de hoje é um dia de muita alegria. No Dia do Diabético, estamos entregando um novo Centro, com mais espaço, comodidade e acolhimento. A melhor resposta de uma gestão é o trabalho. Somos movidos a isso, a trabalho. Saúde é um negócio complexo e cada dia mais temos a vontade de melhorar. Agradeço a toda a equipe da SMS que trabalhou incansavelmente para que tudo ficasse pronto”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou o trabalho da equipe e a importância do serviço. “Esta equipe é a melhor do Estado, e a única, pois só existe um CAD em Alagoas e é aqui em Palmeira. Agora, temos dois especialistas compondo esta equipe de peso, o dr Guilherme Pitta, referência em pé diabetico em Alagoas, e o dr Marcos Correia, médico vascular. Cuidar desses pacientes é uma missão e tanto, pois é uma doença que mata e que agride o paciente. Com este Centro, vamos cuidar dos nossos diabéticos, diminuindo a necessidade de amputações, de internamentos, por meio de um serviço de qualidade e humanizado”, frisou Júlio.

Junto à entrega do novo prédio também foram inaugurados o espaço Francisco de Assis, ex-administrador da SMS, e o consultório médico Ricardo Florêncio, médico falecido da SMS.

Participaram da solenidade autoridades locais e religiosas, a secretária adjunta da SMS Alba Fontes, demais secretários municipais, vereadores e familiares dos homenageados.