Cidadania

Black Friday: Procon/AL dá dicas para economizar e evitar golpes

Fazer uma lista de compras, pesquisar os preços e ficar atento às falsas promoções são algumas dicas para não sair no prejuízo

Por 7Segundos, com Assessoria 24/11/2023 08h08
Black Friday: Procon/AL dá dicas para economizar e evitar golpes
Procon-AL também realizou uma pesquisa de preços na semana que antecedeu a Black Friday - Foto: Ascom Procon/AL

A Black Friday 2023 é uma ótima oportunidade para economizar nas compras, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes ou gastar mais do que o planejado.

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) divulgou nesta sexta-feira (24) uma série de dicas para que os consumidores possam aproveitar a Black Friday com segurança e economia.

Entre as orientações, o Procon/AL destaca a importância de:

· Fazer uma lista de compras: Isso ajudará o consumidor a se concentrar e evitar compras desnecessárias.

· Pesquisar os preços: Antes de comprar qualquer produto, é importante pesquisar os preços em diferentes lojas para garantir que você está recebendo o melhor negócio.

· Ficar atento às falsas promoções: É comum que alguns estabelecimentos usem a Black Friday para aplicar falsas promoções. Por exemplo, eles podem aumentar o preço dos produtos antes do evento e depois oferecer um desconto que, na verdade, é apenas o preço original do produto.

· Conhecer seus direitos: É importante conhecer seus direitos como consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante uma série de proteções aos consumidores, como o direito de arrependimento, o direito à troca de produtos com defeito e o direito à informação.

O Procon/AL também realizou uma pesquisa de preços na semana que antecedeu a Black Friday. Os resultados da pesquisa podem ser consultados no site do órgão (http://www.procon.al.gov.br/pesquisa).

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para economizar nas compras, mas é importante tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes ou gastar mais do que o planejado.