Sertão

Dezoito municípios sertanejos ficam sem água após queda de árvore em subestação da Casal

Forte ventania causou a queda da árvore e afetou a rede elétrica do local

Por 7Segundos 11/02/2024 07h07 - Atualizado em 11/02/2024 08h08
Dezoito municípios sertanejos ficam sem água após queda de árvore em subestação da Casal
Dezoito municípios sertanejos ficam sem água após queda de árvore em subestação da Casal - Foto: Reprodução

Uma intensa ventania atingiu São José da Tapera desde a madrugada desse sábado (10), desencadeando uma série de problemas que afetaram diretamente o fornecimento de água para 18 municípios alagoanos localizados no Sertão. A força do vento resultou na queda de uma árvore sobre a rede de alta tensão que alimenta a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT-02).

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) confirmou a interrupção dos serviços e acionou técnicos para avaliarem a situação. A queda da árvore sobre a rede de energia elétrica comprometeu o funcionamento da EEAT-02, responsável pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, uma estrutura vital que abastece 18 municípios do estado.

A falta de energia elétrica paralisou as operações da estação elevatória, resultando na suspensão do abastecimento de água. Em resposta, a Casal informou que os técnicos já comunicaram a situação à Equatorial Alagoas, distribuidora responsável pelo restabelecimento da energia.

"Tão logo o fornecimento de energia seja restabelecido na EEAT, o abastecimento de água voltará ao normal de forma paulatina nas horas seguintes", esclareceu a Companhia de Saneamento.

Em 14 das 18 cidades atendidas pelo sistema, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão, que realiza a distribuição aos moradores. Dentre essas cidades, estão Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas.

Nas outras quatro cidades, a distribuição é feita diretamente pela Casal, que atende Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro. Os técnicos da Equatorial Alagoas estão mobilizados no local desde o final da manhã para realizar os reparos necessários na rede elétrica.