Saúde

Secretário de Estado da Saúde visita obras do Hospital Regional do Médio Sertão e confirma conclusão para o mês de julho

Unidade hospitalar beneficiará mais de 150 mil habitantes de oito municípios da 8ª Região de Saúde

Por 7Segundos com Assessoria 20/02/2024 18h06 - Atualizado em 20/02/2024 18h06
Secretário de Estado da Saúde visita obras do Hospital Regional do Médio Sertão e confirma conclusão para o mês de julho
Hospital possuirá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, visitou nesta terça-feira (20) as obras do Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS). A unidade hospitalar beneficiará 158 mil habitantes dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, além de Palmeira dos Índios, onde está sendo erguida. O secretário estava acompanhado na visita do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, e do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia.

Dividido em dois pavimentos, o hospital contará com 123 leitos, divididos nas áreas de clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto e UTIs pediátrica e cirúrgica. A unidade também possuirá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, atendendo à demanda da região do Médio Sertão, evitando o deslocamento para os hospitais da capital e de Arapiraca.

“Estamos aqui acompanhando de perto as obras para que possamos cumprir o prazo de entrega, que é dia 31 de julho. A construção está indo em um ritmo acelerado, e vamos ter, como sempre diz nosso governador, mais saúde e mais cuidado com as pessoas que mais precisam. Essa região dará um salto muito grande na saúde, na assistência e nos cuidados de especialidades, pois teremos o hospital e o Centro de Referência ao lado, atendendo as especialidades e as patologias eletivas”, enfatizou o secretário Gustavo Pontes de Miranda.

Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

O arquiteto responsável pela construção, André Filho, explicou que as obras estão avançadas e a equipe empenhada em cumprir os prazos para entrega do equipamento de saúde. “Atualmente contamos com 180 trabalhadores atuando durante todo dia para dar prosseguimento na construção do hospital. Hoje, a unidade está com 80% da primeira fase da obra concluída e já iniciaremos a segunda fase no início de março, concluindo totalmente em julho”, salientou.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, enfatizou que após a entrega da unidade hospitalar, a região do Médio Sertão dará um salto de qualidade na saúde. “Com o Hospital Regional do Médio Sertão, o estado ganhará novos leitos para oferecer a toda 8° Região de Saúde e demais municípios circunvizinhos assistência ainda mais qualificada. É o Governo do Estado fazendo mais e chegando mais perto das pessoas que mais precisam. É trabalho e coração para cuidar das pessoas!”, disse.

Já o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, destacou que o Governo de Alagoas já providenciou todos os equipamentos que serão utilizados no hospital. “Estamos muito satisfeitos de ver a obra a todo vapor. Conferimos as instalações para dizer à população que o Estado já está providenciando todos os equipamentos, como tomógrafos, raios-x e toda essa parte de exames de imagens. Portanto, o hospital vai ficar 100% equipado para atender essa região. Estamos muito felizes na visita e estaremos aqui constantemente acompanhando, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, fazendo com que Alagoas avance ainda mais na saúde, otimizando os recursos e melhorando a capacidade de atendimento”, enfatizou.

Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

Durante a visita a unidade hospitalar, o prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar da Silva, ressaltou a importância do hospital para a região. “Quantas mães, pais e crianças faleceram a caminho de Maceió tentando encontrar atendimento e nem sempre conseguiam? Sempre foi nosso sonho ter esse hospital pronto, funcionando, de portas abertas para a nossa população, pois o nosso povo precisa de uma porta aberta do SUS [Sistema Único de Saúde], uma porta aberta sem ter que pagar nada para ser atendido”, disse.

Júlio Cézar da Silva agradeceu a gestão do governador Paulo Dantas e destacou que a unidade marcará a história da saúde do Médio Sertão alagoano. “Quero agradecer muito, em nome do povo de Palmeira dos Índios, ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, em acelerar essa obra e entregar dentro do prazo definido pelo Estado. Obrigado, por esse presente que o Estado irá dar para o povo no mês de julho. Agora nós iremos ter um hospital para chamar de nosso, para nossa região, para o nosso povo”, comemorou o gestor palmeirense.