Cultura

Casa Museu Graciliano Ramos será inaugurada dia 7 de abril em Palmeira dos Índios

Os recursos para a revitalização do Museu são do Instituto, contrapartida da prefeitura e emenda parlamentar do deputado federal Paulão

Por 7Segundos, com Assessoria 21/03/2024 08h08
Casa Museu Graciliano Ramos será inaugurada dia 7 de abril em Palmeira dos Índios
Casa Museu Graciliano Ramos será inaugarada no próximo mês - Foto: Diego Wendric/Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se preparam para fazer a reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos. O evento acontecerá no domingo, dia 7 de abril, após um longo período de entraves e contratempos em relação à obra.

Os recursos para a revitalização do Museu são do Instituto, contrapartida da prefeitura e emenda parlamentar do deputado federal Paulão. A Casa Museu foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1973 e tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.

O prefeito Júlio Cezar comemorou a reinauguração do equipamento cultural. “É com muita alegria, logo após a data de 71 anos da morte de Graciliano Ramos, que confirmamos ao povo de Palmeira que o nosso governo revitalizou a Casa e ela está linda e pronta para ser aberta. Os projetos museográfico e arquitetônico estão concluídos, além das adaptações, retoques e correções. Foi uma obra difícil, de muitos anos, mas conseguimos e nos alegramos muito por isso”, disse o prefeito Júlio Cezar.