Cidades

Palmeira dos Índios e mais sete cidades são reconhecidas como em situação de emergência pela Defesa Civil Nacional

O motivo da situação de emergência é a estiagem que atinge alguns estados do Nordeste

Por 7Segundos 27/03/2024 09h09
Palmeira dos Índios e mais sete cidades são reconhecidas como em situação de emergência pela Defesa Civil Nacional
Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

Palmeira dos Índios e outras sete cidades de Alagoas obtiveram reconhecimento de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional nesta terça-feira (26), após publicação de portaria no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (25).

Os municípios na lista são Jaramataia, Campo Grande, Inhapi, Piranhas, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Carneiros e Palmeira dos Índios. Com o reconhecimento, as prefeituras podem pedir recursos ao Governo Federal para realizar ações como aluguel de caminhões-pipa, compra de cestas básicas e outras assistências à população. Os recursos poderão ser solicitados através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Até o momento, 18 municípios estão em situação de emergência devido a estiagem. Além de recursos para socorro e auxílio aos afetados, os recursos disponibilizados também poderão ser usados para reconstruir infraestrutura danificada pelo desastre e manter serviços essenciais.

Com base nas informações de trabalho enviadas pelas prefeituras através do S2iD, a Defesa Civil Nacional irá avaliar os valores solicitados. Mediante aprovação, o valor liberado será publicado no Diário Oficial da União.