Saúde

Palmeira dos Índios inaugura primeiro Ambulatório LGBTQIA+ do Agreste Alagoano nesta terça (2)

O ambulatório é uma parceria entre a SMS e o projeto de extensão idealizado pelo GIL

Por 7Segundos, com Assessoria 01/04/2024 08h08
Palmeira dos Índios inaugura primeiro Ambulatório LGBTQIA+ do Agreste Alagoano nesta terça (2)
A inauguração será às 8h, na UBS Denilma Bulhões, no bairro de Palmeira de Fora - Foto: Reprodução/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura na terça-feira (2), o Primeiro Ambulatório LGBTQIA+ do Agreste Alagoano. O ambulatório é uma parceria entre a SMS e o projeto de extensão idealizado pelo GIL – Grupo de Integração LGBTQIAPN+.

O objetivo central do projeto é promover a saúde integral da população LGBTQIA+ da cidade de Palmeira dos Índios no acesso à Atenção Básica, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para a redução das desigualdades e consolidando o Sistema Único de Saúde (SUS) como um sistema universal, integral e equânime. Vale ressaltar que os atendimentos são para a população Lgbtqia+ do município.

Os atendimentos realizados no ambulatório serão alinhados aos serviços realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Denilma Bulhões. Além disso, o ambulatório contará com um estagiário de psicologia, capacitado para atender às demandas de saúde mental apresentadas pelos usuários da UBS, em específico aos sujeitos que apresentarem afetações psicológicas advindas dos processos vivenciais enquanto pessoas LGBTQIA+.

A inauguração será às 8h, na UBS Denilma Bulhões, no bairro de Palmeira de Fora. O evento contará com a presença do prefeito Júlio Cezar, do secretário de Saúde Jânio Marques, autoridades locais e representantes de movimentos LGBTQIA+ do estado.