Cultura

Palmeira dos Índios inicia comemorações da Semana dos Povos Indígenas

19 de abril é dia de luta pelos direitos e de resistência contra o preconceito

Por 7Segundos com assessoria 15/04/2024 11h11
Palmeira dos Índios inicia comemorações da Semana dos Povos Indígenas
Programação visa levar conscientização e respeitos aos povos indígenas - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, através da Secretaria Municipal de Educação (Semede), dá início nesta segunda-feira (15) à Semana Municipal dos Povos Indígenas. Com uma programação diversificada, que se estenderá ao longo da semana, a iniciativa busca promover a valorização e a visibilidade das comunidades indígenas locais, contando com a participação ativa das escolas municipais.

Entre as atividades planejadas, estão palestras, trilha ecológica, apresentações culturais e visitas guiadas ao museu local, que abriga peças e artefatos históricos importantes da cultura indígena, e rodas de conversa mediadas por representantes das aldeias indígenas.

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. Esta data serve ainda como momento de reflexão sobre a luta e resistência contra o preconceito sofrido pelos povos indígenas e pela manutenção de seus direitos.

A secretária municipal de Educação Júlia Silva destacou a importância do diálogo sobre a cultural dos povos indígenas. “Esta Semana dos Povos Indígenas foi pensada como uma forma de quebrar com os estereótipos construídos e suas narrativas sobre os povos indígenas a partir da educação.No entanto, devemos lembrar que o Dia dos Povos Indígenas é todos os dias, pois em nossas veias corre o sangue dos povos originários, que merecem profundo respeito e reconhecimento pela sua história e tradição”, explicou a secretária.

Programação:

Segunda-feira (15/04) – Trilha Ecológica na Aldeia Mata da Cafurna.

Terça-feira (16/04) – Visita à Casa Museu Graciliano Ramos.

Quarta-feira (17/04) – Oficina sobre a Vivência Indígena nas escolas municipais.

Quinta-feira (18/04) – Palestra sobre o Dia dos Povos Indígenas.

Sexta-feira (19)- Culminância – Vivência na Aldeia Coité.*