Inquietação de mãe com games jogados pelo adolescente vira tese de doutorado nota 10

Sandra Maria Pontes, que atua como educadora, produziu estudo sobre o efeito do videogame no comportamento adolescente

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos | Seduc

Educar os filhos não é tarefa fácil na sociedade atual em que a vida mostrada nas redes sociais é supervalorizada e que os games jogados em consoles ou celular se tornam o principal passatempo das crianças e adolescentes. A mãe solo e educadora, Sandra Maria Pontes, de Maceió, transformou a preocupação com um game jogado pelo filho adolescente em uma tese de doutorado que recebeu nota 10, ao ser defendida no último dia 15.

A sensação de dever cumprido só não é maior que a satisfação de conseguir ajudar o filho, Kauã Victor Pontes Figueiredo, 18 anos, acadêmico de Direito, a ter uma relação saudável com os jogos virtuais. O jovem foi a motivação e também ajudou a mãe na tese de doutorado "Videogame violento na influência do comportamento do adolescente".

Trabalhando como técnica pedagógica na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e também como coordenadora pedagógica do Ensino de Jovens e Adultos na Escola Municipal Almeida Leite, Sandra Ponte é o retrato de muitas mães, que passam o dia - e no caso dela até a noite - trabalhando fora de casa e que sempre se preocupou com os conteúdos que o filho tinha acesso pela tela do celular quando era adolescente.

"As telas aproximam as pessoas, mas também podem afastar as famílias. Meu filho jogava um jogo cujo principal objetivo era matar, quando fui compreendendo o que era esse jogo, quem eram as pessoas com quem ele interagia enquanto jogava, fiquei com medo", conta.

"Telas aproximam as pessoas, mas também podem afastar"

O jogo que Sandra Pontes se refere pode ser baixado gratuitamente no celular e consiste em batalhar contra adversários - outros jogadores reais - até que reste um único sobrevivente, o vencedor. As batalhas têm um tempo definido, que levam o jogador a travar várias batalhas seguidas, em busca de vitórias. Além disso, há também uma parte paga, em que o jogador compra acessórios, que segundo a educadora, conferem status entre os demais jogadores.



"Esse ganhar e perder é viciante, e como você joga no celular, pode levar o jogo para onde quiser. Durante a minha pesquisa para a tese de doutorado, crianças disseram que chegavam a passar 20 horas do dia jogando no celular e isso é muito preocupante. Quando a gente sai do mundo real para o mundo imaginário dos jogos, a gente pode tudo, mas e quando a gente sai do mundo imaginário e volta para o real, o que a gente leva?", questiona.

A educadora conta que sempre estava por perto e acompanhava as interações do filho durante o jogo. Por isso ficou assustada quando passou a compreender algumas das gírias usadas e o rumo que algumas conversas tomavam durante as partidas jogadas pelo filho. Em uma delas, um jogador falou para Kauã pegar o cartão de crédito de crédito escondido para fazer compras no jogo, em outra, o jogador pediu para ele abrir a câmera para conversarem em vídeo para que ele pudesse ver o local onde o adolescente vivia.

Outra preocupação é com os valores trazidos pelo jogo. No game em que o filho dela jogava, o objetivo principal era matar todos os outros jogadores, o que acaba "ensinando" que para vencer, é necessário eliminar - ou passar por cima - de outras pessoas, custe o que custar.

Existem jogos negativos, mas também existem jogos

  • Jogos do celular nem sempre são nocivos, de acordo com Sandra Pontes. A educadora estuda o efeito dos jogos desde o mestrado, com a dissertação "Game therapy como tecnologia assistiva", e afirma que alguns jogos podem ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades importantes, como desenvolvimento do raciocínio lógico e estímulo a criatividade e estratégia, e podem ser usados como uma ferramenta lúdica de aprendizado.

    A pesquisadora também atenta para o fato de o mercado de trabalho atualmente exigir conhecimento e desenvoltura com os meios virtuais.

    Em sua tese de mestrado, a estudiosa pesquisou também sobre o efeito jogos em situações de violência dentro do ambiente escolar, como o conhecido Massacre de Suzano, que deixou dez mortos (incluindo os dois atiradores) e 11 feridos, entre estudantes e funcionários de uma escola no interior de São Paulo.

    Na época, chegou-se a levantar a hipótese que a motivação dos atiradores estaria atrelada a um jogo, mas a educadora afirma que, até o momento, nenhum estudo classificou o jogo tenha sido o único responsável por "incentivar" a tragédia. Segundo ela, outros fatores, como a estrutura familiar e a psicológica dos jovens envolvidos foram cruciais para o ocorrido.

  • "Não dá, na realidade que vivemos hoje, viver completamente alheios ao mundo virtual. Os celulares fazem parte da nossa vida e são uma importante ferramenta no dia a dia. Mas não se pode esquecer o equilíbrio entre o mundo das telas e o mundo real, que é onde a gente vive de verdade. Isso vale para os jogos, para as redes sociais e para a internet como um todo", afira.

    E esse equilíbrio não é encontrado de forma imposta. Proibir por proibir não adianta, de acordo com a pesquisadora. Falar para crianças e adolescentes "é proibido", vai fazer com que elas sintam ainda mais desejo de fazer aquilo que é contra a regra estabelecida e desafiar os pais.

    É necessário limitar o tempo de tela e de jogo. Isso pode ser feito com a ajuda de aplicativos que desligam ou limitam as operações nos aparelhos após intervalo de tempo determinado pelo pais, que devem explicar os filhos o motivo da limitação e apresentar atividades alternativas, como a prática de um esporte ou de exercícios físicos.

    "Antes de fazer com que os filhos fiquem menos tempo em frente às telas, os pais devem fazer o mesmo. Paguei um ano de academia para meu filho, mas foi só depois que eu mesma comecei a ir e a mostrar outros jovens da idade dele na academia é que ele foi se sentindo estimulado. Não adianta impor, é preciso dar o exemplo", ressalta.

Sandra Pontes afirma que, durante as pesquisas para a tese de doutorado, ficou impressionada com estudos que revelavam que o vício em jogos pode ser tão nocivo quando o vício em drogas pesadas, como o crack. Segundo ela, casos como o retratado na novela global "Travessia", em havia um adolescente viciado em jogos, são reais e estão cada vez mais comuns.

"É necessário esforço, porque senão, como o mostrado na novela, as pessoas que o jovem interagem enquanto joga acabam tendo maior influência sobre ele do que a família", declara.

O perigo, de acordo com ela, não está relacionado apenas a jogos que remetem o uso de violência e que, além das crianças e adolescentes, pessoas adultas também estão suscetíveis ao vício e às consequências nocivas, como isolamento e depressão. A estudiosa conta que uma pessoa próxima a ela chegou a escrever uma carta suicida após perder dinheiro em um jogo que estimula apostas.

Ela contou que a pessoa jogou uma quantia pequena de dinheiro e ganhou um pouco mais. E a partir de então, foi estimulada pelo jogo a colocar cada vez mais dinheiro, o que levaria ela a obter ganhos cada vez maiores. Só que, em vez disso, a pessoa passa a perder sucessivamente, e mesmo assim continua apostando.

"Essa pessoa escreveu o bilhete e desapareceu, deixando todo mundo preocupado. Felizmente foi encontrada rapidamente e voltou para casa", afirma a estudiosa.

O ideal é prevenir o vício, mas também é possível recuperar o jovem viciado.

Para evitar que crianças e adolescentes viciem em jogos, os pais precisam estar atentos e buscar conhecer o conteúdo dos jogos que os filhos têm acesso nas redes sociais. O ideal mesmo é estar por dentro de tudo que eles consomem na internet, incluindo redes sociais e vídeos. Deixar que eles acessem qualquer tipo de conteúdo livremente pode colocar os jovens e até mesmo toda a família em risco.

"Os pais precisam saber o que os filhos jogam, o que eles assistem e com quem conversam pela internet. Só percebi os riscos que meu filho estava correndo naquele jogo porque sempre estava perto, porque sempre perguntava o significado das gírias que ele falava e ouvia enquanto jogava. Muitas vezes ele vinha falar comigo do jeito que falava nos jogos, e eu precisava chamar a atenção deles dizendo que ele não estava mais no mundo da fantasia do jogo, mas no mundo real", explica.

Além de estimular o filho a praticar atividade física e limitar o uso nas redes sociais, Sandra Pontes envolveu o filho na sua pesquisa para a tese de mestrado como uma forma de fazê-lo perceber que o jogo era nocivo e de se aproximar dele. Kauã cuidou do visual dos slides usados na apresentação e ficou orgulhoso quando a mãe recebeu nota 10.

O título de doutora, no entanto, não é suficiente para a estudiosa. Ela quer ajudar outras mães e pais a identificarem os riscos e evitarem o vício em jogos e outros riscos que os jovens estão expostos na internet. Para isso, ela criou um grupo no Telegram (disponível neste link), para trocar experiências e informações sobre os games jogados pelos filhos.