Futebol Alagoano

Reunião discute divisão dos lotes no Polo Moveleiro de Arapiraca

 Obras serão concluídas até novembro e vão atender aos empreendedores da região

Por Agência Alagoas 21/10/2011 16h04

Em sua reta final de construção, o Polo Moveleiro Nascimento Leão, situado no povoado do Sítio Capim, em Arapiraca, já promove discussões definitivas para sua ocupação. Na manhã desta sexta-feira (21), representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) se reuniram com membros do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis no Agreste para discutir critérios de posse dos lotes do empreendimento.

Constituído por 45 lotes, cada um com 1.225 m², o polo é uma parceria do município de Arapiraca, que arcou com o terreno, com o Governo do Estado, que é o responsável por toda a infraestrutura do local. Somando mais de R$ 5 milhões em investimento, o principal objetivo do Polo é a geração de novos empregos e desenvolvimento da região.

“O Polo vai atender aos moveleiros da área, e nosso ideal é fortalecer esse pequeno empresário, para que ele possa expandir sua produção e alavancar o setor”, enfatizou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima.

A preocupação com as divisões dos lotes entre os ocupantes da construção vai garantir a diminuição de áreas ociosas no Polo, falha recorrente nesse tipo de construção. Para que isso seja evitado, os empresários precisarão de formalização e da apresentação de um projeto de ocupação, mediante avaliação.

“O projeto de ocupação é importante porque nem todas as áreas disponibilizadas terão a mesma demanda. Nem todos os equipamentos são iguais, e alguns necessitam de formas diferentes para instalação”, explica Keylle Lima.
Com 77 empresas ativas, atendidas diretamente pelo APL Móveis do Agreste na região, o Gestor do APL, Gilson Santos, avalia essa proposta de divisão como positiva. “Nesse momento, é importante que aconteça um alinhamento das ideias de todos os envolvidos. Atualmente, 27 empresas do APL solicitaram espaço no Polo, junto à prefeitura de Arapiraca, e para que tudo dê certo, certos critérios precisam ser estabelecidos mesmo”, ressalta Gilson Santos.