Futebol Alagoano

Empresas alagoanas desprezam os programas de trainee

 Pouquíssimas empresas em Alagoas selecionam e contratam por meio desse processo

23/10/2011 06h06
O programa de trainee, como é conhecido a estratégia de treinamento e qualificação de recursos humanos, não é comumente utilizado nas empresas alagoanas, dificultando a formação de mão - de- obra qualificada e aumentando o desemprego, em especial entre os jovens recém egressos das faculdades. Apesar de ser uma ferramenta administrativa eficiente, a inclusão de formandos ou recém- formados na estrutura organizacional não é um procedimento habitual ao empresariado local.

Pouquíssimas empresas em Alagoas selecionam e contratam por meio desse processo. Um dos poucos exemplos é a Braskem, no setor petroquímico, aonde são admitidos recém formados, nas áreas de engenharia química, administração de empresas, contabilidade e economia. As construtoras também contratam engenheiros civis recém formados dessa maneira.

O que diz uma economista

Conforme a economista, Shirley Correia, “os empresários alagoanos não costumam contratar trainees porque acreditam que o patamar salarial é o mesmo que de um profissional com experiência no mercado. Todavia a empresa que contrata um trainee tem o processo mais simplificado e os direitos trabalhistas são os mesmos de um trabalhador comum, como por exemplo, o FGTS, Férias, 13º Salário, assistência médico- odontológica e, em alguns casos, participação nos lucros da empresa”.

Segundo Shirley, “um jovem contratado como trainee, tende a crescer dentro da empresa, na qual foi contratado por um determinado período, e provavelmente terá grande chance de crescimento profissional”, completou a economista.

O que diz a Braskem

Para Climério Brito, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Braskem, “os trainees contratados pela empresa passam por um rígido processo seletivo, onde são avaliados em testes on- line de inglês, raciocínio lógico e inventário comportamental, além da aplicação de testes de dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevistas individuais”. Climério ressalta que a empresa “busca jovens empreendedores que tenham facilidade para trabalhar em equipe, liderança, pensamento inovador, entre outros requisitos importantes para uma carreira de sucesso”.

Conselhos e Critérios de Seleção de Trainee

De acordo com a psicóloga Mônica Accioly, especialista em recursos humanos, os principais critérios para a avaliação de um estagiário com perspectiva de ser contratado como trainee, são os seguintes: ter habilidades relativas à área que está se formando e principalmente dominar outro idioma quando for contratado por uma empresa multinacional. Além disso, é importante que o futuro gestor, contratado como trainee, fique atento às tendências de mercado, capacite-se sempre e busque ser uma liderança positiva no ambiente de trabalho