Futebol Alagoano

Leilão de milho para vários estados do país

A not&iacute;cia foi dada pelo secret&aacute;rio de Pol&iacute;tica Agr&iacute;cola do minist&eacute;rio, Caio Rocha<br />

Por NR 08/03/2012 05h05
Será no próximo dia 15 de março um leilão dos estoques públicos de milho. Será feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com objetivo de abastecer o mercado com carência do produto. O leilão de VEP - Valor de Escoamento de Produto - vai destinar para a comercialização 80 mil toneladas de milho, sendo 40 mil para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e 40 mil para Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), além das regiões Norte e Nordeste, e norte de Minas Gerais (MG).

É o primeiro leilão realizado pelo governo federal com o propósito de manter abastecido o mercado, especialmente nos estados do Sul, afetados pela estiagem. A notícia foi dada pelo secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, durante a Expodireto 2012, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

A medida vista também, atender ao setor que enfrenta dificuldade devido à quebra da safra por conta das oscilações climáticas. Junto a esta autorização, também ocorrerá a venda direta, denominada Venda Balcão. Em ambos os casos, a operacionalização será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Valor de Escoamento de Produto (VEP) é um leilão onde o governo paga uma subvenção, chamada de prêmio, para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.