Futebol

Atlético-PR x Vasco ? O principal jogo da rodada?

Por Redação 07/12/2013 15h03
Atlético-PR x Vasco ? O principal jogo da rodada?

Vivendo situações totalmente diferentes e querendo objetivos opostos, Atlético-PR e Vasco se enfrentam neste domingo, às 17 horas, na Arena Joinville, em Joinville (SC), pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Muito próximo e ainda sonhando com a vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o Furacão terá pela frente um adversário que precisa dos três pontos para não ser rebaixado para a Série B.

Sem participar da Copa Libertadores desde 2005, quando foi vice-campeão, o Atlético-PR está muito próximo de repetir o feito no ano que vem. Para isso, depende apenas de si, já que uma vitória sobre o Vasco neste domingo classifica o Furacão diretamente para a Libertadores.

Uma derrota não só pode tirar o time do G4, como também coloca-lo na 4ª posição e daí, o Furacão terá de torcer contra um título da Ponte Preta na Copa Sul-Americana para ter a sua vaga na Libertadores.

Para o Vasco, a partida deste domingo também é crucial. Primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 44 pontos, uma derrota significará o rebaixamento para a Série B.

Além de vencer, o clube da Colina precisa torcer por um tropeço de Coritiba ou Criciúma para se livrar. Caso empate, o Vasco só não será rebaixado se o Coritiba perder para o São Paulo por pelo menos três gols de diferença.

Diante de um duelo de opostos e os dois clubes precisando da vitória para alcançarem os seus objetivos, a partida deste domingo, na Arena Joinville, pode ser considerada como a principal da rodada decisiva e final do Brasileirão.

Libertadores, venha cá!
Grande surpresa do Brasileirão de 2013, o Atlético-PR não quer deixar toda a grande campanha de lado e a vaga na Copa Libertadores escapar na última rodada. Vindo da Série B, o Furacão iniciou mal a competição e chegou a ficar na lanterna, porém, desde a chegada de Vágner Mancini, o clube cresceu de produção e depois que entrou no G4 não saiu mais.

Para alcançar os seus objetivos, o Furacão deve ter força máxima na partida deste domingo.

O experiente Paulo Baier, que não atuou na última partida, lesionado, deve estar em campo neste domingo. Caso ele não jogue, Zezinho e Felipe lutam pela vaga no meio-campo.

Bastante confiante, o técnico Vágner Mancini pediu todo o apoio do torcedor na Arena Joinville neste domingo. O Atlético mandará o jogo em Santa Catarina, já que não pode atuar em seu estádio, a Arena da Baixada, em reforma para a Copa do Mundo.

Vale um milhão
Se o maior incentivo que um profissional pode receber é o dinheiro, então o Vasco tem razões de sobra para lutar pela vitória neste domingo. A diretoria do clube, através do presidente Roberto Dinamite, prometeu uma premiação de R$1 milhão a ser dividido entre atletas e comissão técnica caso o Vasco consiga se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o técnico Adilson Batista receberá um adicional em seu salário caso consiga o êxito.

O Vasco chega para a partida deste domingo com o clima bastante conturbado. No final da semana de trabalho, Adilson Batista decidiu afastar os jogadores André, Willie e Sandro Silva. Sem justificar o afastamento, Adilson bancou a atitude e disse que está fechado com o grupo na decisão.

Além dos três jogadores, o Vasco também não terá o zagueiro Luan e o volante Guinazu neste domingo. Os dois levaram o terceiro cartão amarelo na última partida e estão suspensos. Jomar deve ficar com a vaga na defesa e Wendel no meio-campo.

Outra mudança será a entrada de Bernardo no time titular no lugar de Thales. Assim, Edmilson ficará isolado no ataque.