Futebol

Com turno único, Campeonato Carioca dá a largada neste sábado

Por Redação Placar 18/01/2014 11h11
Com turno único, Campeonato Carioca dá a largada neste sábado

Abandonando uma tradição de décadas, o Campeonato Carioca de 2014 deixa pra trás seu formato consagrado, com dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio) e adota um sistema mais simples, que pode ser disputado com menos partidas.

Nesta temporada, o time que chegar às finais da competição disputará 19 partidas, já que as 16 equipes se enfrentarão em turno único (15 partidas) e outras quatro datas estão reservadas para as semifinais e finais.

A mudança veio por conta da demanda do Bom Senso F.C., que luta por melhorias no futebol brasileiro, incluindo a redução de partidas. Se o novo calendário ainda não é o ideal, muito por conta da realização da Copa do Mundo, no meio do ano, o novo formato possibilita que os times tenham um pouco menos de desgaste nos meses inciais da temporada.

Os quatro grandes iniciam a temporada em momentos distintos. Enquanto o Flamengo e o Botafogo se preparam para a disputa da Libertadores da América, o Vasco e o Fluminense convivem com a sombra da série B no horizonte - a equipe das Laranjeiras conseguiu permanecer na série A no tapetão, mas sua presença na elite ainda está ameaçada por ações de torcedores na Justiça Comum.

O atual campeão, o Botafogo, ainda ressente-se da perda de seu principal jogador, o holandês Clarence Seedorf, a poucos dias do início da competição. O treinador na temporada passada, Oswaldo de Oliveira, também deu adeus - foi para o Santos. Por outro lado, alguns reforços, como Rodrigo Souto (ex-Figueirense), e Bolatti (ex-Internacional) desembarcaram em General Severiano para a temporada 2014.

O Flamengo foi um dos times que melhor se reforçaram. Além de manter a base campeã da Copa do Brasil, trouxe nomes importantes, como o meia Elano (ex-Grêmio) e o atacante Alecsandro (ex-Atlético-MG). Vem forte para o Cariocão e para a Libertadores da América. O Fluminense também contratou nomes importantes como Conca, que estava atuando no futebol chinês, e Walter, que se destacou no Goiás na última temporada.

Por fim, o Vasco, mais uma vez, pouco se reforçou, além de ter perdido nomes importantes, como Marlone, que foi para o Vasco. Entre as contratações da equipe cruz-maltina, destacam-se o zagueiro Rodrigo (ex-Goiás) e o atacante Everton Costa (ex-Santos).

Equipes participantes: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Audax Rio, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Cabofriense, Duque de Caxias, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda

1ª rodada

Sábado

Nova Iguaçu x Duque de Caxias

Madureira x Fluminense

Friburguense x Bangu

Vasco x Boavista

Resende x Botafogo

Domingo

Flamengo x Audax

Cabofriense x Macaé

Bonsucesso x Volta Redonda