Futebol

Em crise política, Ucrânia cancela amistoso contra os Estados Unidos

Por Redação Placar 04/03/2014 09h09
Em crise política, Ucrânia cancela amistoso contra os Estados Unidos
- Foto: Reuters

A tensão política na Ucrânia atingiu em cheio o esporte. Nesta segunda-feira, o presidente da federação de futebol local, Anatoliy Konkov, confirmou o cancelamento do amistoso entre Ucrânia e Estados Unidos, que estava agendado para a quarta-feira, no Chipre.

O veto ao duelo se dá por conta da grave crise sofrida pela ex-república soviética. Estima-se que mais de 60 pessoas tenham morrido nos confrontos entre policia e manifestantes nas ruas de Kiev, capital da Ucrânia.

O retorno das atividades do Campeonato Ucraniano, que estava marcado para esta segunda, acabou postergado em razão dos conflitos. "Não podemos prosseguir com o nosso campeonato nacional, então, de qual tipo de futebol estamos falando no fim das contas? Se não temos a possibilidade de jogar em casa, por que devemos ir ao Chipre nesses tempos difíceis? Nós jogamos para o nosso povo e nosso país. Nosso time não viajará e ficará em casa", afirmou Konkov á emissora ICTV.

A Ucrânia chegou bem próximo de uma vaga na Copa do Mundo, mas acabou sendo superada pela França na respescagem europeia. Já os Estados Unidos garantiram sua classificação no Mundial de forma tranquila, liderando o qualificatório da Concacaf.