Futebol

Próximo da Copa, Felipão alerta seus atletas: ?Precisam morrer pelo clube?

Por Globoesporte.com 05/03/2014 06h06
Próximo da Copa, Felipão alerta seus atletas: ?Precisam morrer pelo clube?
- Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm

O técnico Luiz Felipe Scolari mandou um recado aos torcedores e dirigentes dos clubes em relação aos jogadores que têm sido convocados para a seleção brasileira.

Nesta terça-feira, durante coletiva em Joanesburgo, local do amistoso contra África do Sul, o treinador do Brasil afirmou que os atletas devem “morrer” por suas equipes e não se poupar pensando na Copa do Mundo.

- Quero falar para todas as pessoas do Brasil, principalmente para os dirigentes dos clubes. Quero que os jogadores defendam suas equipes, morram pelos clubes, façam o que é necessário para o clube porque ele é convocado pelo que faz em campo.

Algumas pessoas no Brasil falam que um jogador está se poupando, mas não é isso. Quem paga o salário é o clube, não é a Seleção.

Após o recado para os dirigentes, Felipão admitiu que uma queda de produção de um atleta no clube pode até acarretar na perda de uma convocação futura.

- Eles precisam continuar fazendo pelo clube tudo o que fizeram para chegar até aqui. Caso contrário, posso não chamá-los mais.

Felipão afirmou ainda que atletas que nunca foram chamados por ele para a Seleção podem estar na lista da Copa.

- Em 2002, levei jogadores que nunca tinham jogado comigo. Ricardinho nunca havia jogado. Na última convocação, o Kaká participou.

Quem está jogando tem chance. Já tenho um grupo quase formado. Tenho que olhar bem e saber se é importante manter os jogadores na equipe. Se surgir alguém diferente de tudo, eu tenho que levar.

Durante a coletiva, o treinador afirmou que teve uma conversa com os jogadores e revelou que 95% do grupo de 19 que está na África do Sul vai disputar a Copa do Mundo. Logo em seguida, o comandante canarinho foi questionado sobre a presença ou não de Kaká no Mundial.

- A chance de qualquer atleta brasileiro é igual aos que estão aqui hoje.

Felipão ainda respondeu alguns questionamentos da imprensa sul-africana. Em uma das perguntas, o comandante falou da perda da Copa do Mundo de 1950.

- A tragédia de 50 não morreu ninguém. Futebol se joga e depois a gente vê. O pessoal de 50 foi o responsável pelas vitórias de 58, 62, 70, 94 e 2002. Ganhamos pela semente que eles plantaram.