Alagoas

Penedo comemora 375 anos com exposição cultural na sede do Iphan, em Maceió

<br />

Por Agência Alagoas 08/09/2011 14h02
As comemorações alusivas aos 375 anos da cidade de Penedo têm início nesta quinta-feira, às 18h, com a abertura da Exposição Cultural “Conheça e Viva Penedo”, na Casa do Patrimônio, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Farão parte da mostra cultural, até o dia 25 de setembro, fotografias, filmes, documentários, artes plásticas, teatro e artesanato, revelando todo o potencial turístico dessa encantadora cidade ribeirinha do Velho Chico.

Para a secretária de Estado do Turismo, Daniele Novis, o evento cultural, além mostrar as potencialidades de Penedo, uma das mais belas cidades históricas do Brasil, será o ponto de partida para alavancar o turismo na região, uma vez que, na ocasião, haverá o lançamento do roteiro turístico integrado “Foz Cultural”, envolvendo Penedo e Piaçabuçu, e do roteiro local “Penedo é mais Cultura”, além das campanhas promocionais “Conheça e Viva Penedo”, pela Sectur/Penedo, e “Bem que Você Poderia Estar Aqui”, da Setur-AL.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Penedo, Eliana Cavalcanti, a participação de Penedo em eventos e exposições regionais e nacionais tem apontado resultados positivos para o desenvolvimento do turismo e também para o incremento da cultura local e regional, aumentando inclusive a demanda de turistas na cidade.

“Estamos recebendo também visitas de investidores do setor turístico e os contatos têm sido proveitosos. Para se ter uma ideia, duas novas agências de turismo foram inauguradas recentemente”, comemora.

A Exposição Cultural Conheça e Viva Penedo é uma realização da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério do Turismo.