Alagoas

Cisne Branco está aberto à visitação gratuita hoje e amanhã no Porto de Maceió

 

08/09/2011 20h08
O navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, está aberto para visitação gratuita nesta quinta (8) e sexta-feira (9), das 14h às 17h, no Porto de Maceió. O navio retrata uma cópia dos “Clippers”, os mais rápidos veleiros do século XIX.

Comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Renato Melo, o Cisne Branco está realizando uma viagem por portos do Nordeste desde o fim de agosto. No sábado (10), o navio segue para Fortaleza, onde fica por quatro dias até partir para Pernambuco, onde participa da Regata Recife-Fernando de Noronha.

Com 76 metros de comprimento, 32 velas e 52 tripulantes, o navio tem capacidade de embarcar até 31 tripulantes em treinamento. O barco foi construído em Amsterdã, na Holanda, sobre a supervisão da Marinha do Brasil.

Em 2000, o Cisne Branco participou das comemorações relativas aos 500 anos de descobrimento do Brasil, realizando a travessia do Oceano Atlântico exatamente como Pedro Álvares Cabral havia feito.

História do navio

A Marinha do Brasil incorporou seu navio veleiro em fevereiro do ano 2000. Batizado de Cisne Branco, o navio foi construído com base nos projetos dos últimos "Clippers" do século XIX. O nome Clipper deriva do verbo inglês “to clip”, que significa mover-se rapidamente.

O Cisne Branco faz parte da casta de barcos longas e estreitas, inventadas no século passado com a missão de superar a lentidão das antigas embarcações com propulsão à vela.

O navio também é utilizado para o treinamento de todo o pessoal em formação na Marinha do Brasil, principalmente os aspirantes da Escola Naval. Também podem embarcar alunos das escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.