Alagoas

Governo entrega 25 motos para Programa Alagoas Mais Leite

Por Assessoria 14/09/2011 20h08
Os agricultores familiares inseridos no Programa Alagoas Mais Leite vão receber orientação técnica e capacitação de acordo com a metodologia do Projeto Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste, cujo objetivo é a produção intensiva de leite em pequenas propriedades.

Para isso, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) está disponibilizando 25 técnicos, que foram contratados por meio de licitação, para acompanhar durante um ano os 500 produtores inseridos no Alagoas Mais Leite.

Nesta quarta-feira (14), 25 motos foram repassadas aos técnicos. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a pecuária de leite está sendo fortalecida em Alagoas por meio do apoio ao pequeno produtor.

“Esse acompanhamento técnico que eles vão receber será específico e baseado numa metodologia que já é aplicada no Brasil inteiro. Com isso, acreditamos no aumento da produção e na melhoria de renda das famílias”, enfatizou Dantas.

“Além da assistência técnica específica, outras ações do Governo do Estado promovem o fortalecimento da produção, como o repasse de tanques de resfriamento de leite, caminhões-tanque, máquinas forrageiras, kits de inseminação artificial e apoio à comercialização, por meio do PAA Leite”, completou o secretário.

De acordo com o zootecnista da empresa licitada para prestação da assistência técnica por um ano, Sidnei Bezerra, o trabalho dos 25 técnicos de campo terá o reforço de mais quatro veterinários, quatro coordenadores e um coordenador geral. “Durante esse acompanhamento, a principal mudança será na cabeça do produtor de leite”, afirmou, referindo-se à mudança de hábitos que será promovida visando à melhoria da produção.

Segundo ele, em alguns casos os criadores oferecem resistência em relação à mudança de determinadas práticas. “Por isso, é importante quando levamos um grupo para a propriedade de um agricultor que adotou novas tecnologias e se tornou modelo. Quando percebem o resultado, eles aderem às novas técnicas”, explicou Sidnei Bezerra.

Ele informou ainda que o Projeto Balde Cheio já é aplicado em 4 mil fazendas de todo o Brasil. Suas principais ações consistem em melhoria da qualidade do leite, melhoramento genético dos animais, nutrição e gestão da unidade produtiva.