Polícia

Campanha Outubro Rosa realiza mobilização na Sesau

<br />

Por Assessoria 27/10/2011 16h04

A Campanha Outubro Rosa, realizada para sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção a cerca do câncer de mama, foi encerrada nesta quinta-feira (27) com um abraço simbólico ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na oportunidade, as integrantes da ONG Renascer e da Rede Feminina de Combate ao Câncer entregaram uma carta de intenções ao secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, que representou o titular, Alexandre Toledo.

 

A carta de intenções apresenta as reivindicações das duas entidades sobre políticas públicas que possam assegurar a prevenção e o tratamento de mulheres e homens que venham a desenvolver o câncer de mama. O documento, segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Iane de Hollanda Falcão, foi elaborado durante audiência pública realizada no último dia 17, na Câmara Municipal de Maceió, graças à proposição da vereadora Tereza Nelma.

 

No documento foi solicitada a ampliação do monitoramento de indicadores dos casos de câncer de mama e do rastreamento da doença; melhoria da qualidade da mamografia e intensificação de campanhas educativas para conscientizar sobre a prevenção. A carta de intenções também pediu a ampliação do transporte público gratuito para os pacientes que necessitam sair de seus municípios para realizar o tratamento.

 

“Queremos também a implantação de um plano de rastreamento do câncer de mama em Maceió, por meio da Sesau; efetivação da Lei Municipal 5.981/2009, que determina a criação dos Comitês de Tolerância Zero em todos os postos de saúde, visando o atendimento amplo e eficaz a todos os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]; além do fortalecimento das Casas de Apoio aos Pacientes com Câncer já existentes e a criação de novas unidades e a introdução do Programa da Farmácia de Alto Custo para disponibilizar o medicamento Transtuzumare”, especificou Iane de Hollanda Falcão.

 

Ainda de acordo com ela, também foi solicitada uma análise da resolutividade do Sisreg [Sistema de Regulação], priorizando as consultas e exames dos pacientes com neoplasias malignas e seus acompanhantes;  e a criação de um centro de Referência ao Atendimento Integral à Saúde da Mulher.

 

 

Consta ainda na carta de intenções, a reestruturação das unidades básicas de saúde e capacitação permanente dos profissionais, exigido o selo de qualificação nos mamógrafos em todo Estado. Além do aumento no quadro de profissionais na área oncológica, por meio de concurso público e efetivação da Lei 9.797/2009, que concede à paciente mastectomizada o direito imediato à reconstrução da mama.

 

Após receber o documento, o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ressaltou a iniciativa da ONG Renascer e da Rede Feminina de Combate ao Câncer e se comprometeu em trabalhar para ampliar a assistência aos pacientes com câncer de mama.

 

“Já desenvolvemos diversos programas voltados para a detecção e tratamento das vítimas do câncer de mama, que anualmente chega a acometer 400 pessoas em Alagoas. Mas iremos ampliar estes serviços, sempre com foco na prevenção”, evidenciou Villas Boas, ao informar que, segundo o DataSUS, 120 pessoas morreram vítimas da doença em 2009,  sendo 118 mulheres e dois homens.

 

Recomendação -  A mamografia é recomendada para mulheres que estão dos 50 a 69 anos, onde existe o maior índice de câncer mamário. Em relação aos homens, não há uma idade com maior probabilidade de desenvolver a doença, por isso, todos devem ficar em alerta e realizar o autoexame.

 

Para realizar o exame, as mulheres devem solicitá-lo na Atenção Básica, já que existe um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) especificamente com esta finalidade.  E para monitorar a incidência da doença em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) criou Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (SISMAMA), que permite o rastreamento e avaliação rápida dos dados de câncer de mama.

 



--