Economia

CPLA assina contrato com a Conab e beneficia 88 agricultores

<br />

Por Assessoria 27/10/2011 16h04

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas assinou nesta quarta-feira (26) o contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no valor de R$ 394 mil para o fornecimento de derivados do leite. Serão beneficiados produtores de três municípios numa iniciativa que fortalece a atuação da CPLA junto a agricultura familiar.

O contrato faz parte do Programa de Aquisição Alimentos (PAA) na modalidade Doação Simultânea. A assinatura foi realizada durante ato acompanhado por diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.

Ao todo, 1280 famílias serão beneficiadas com o produto que será fornecido pelos agricultores familiares. O PAA comprará bebida láctea, leite achocolatado e queijo coalho de 88 famílias de produtores associados da CPLA. “Esses produtos serão repassados para famílias da mesma região; o que diminui os gastos logísticos, cria empregos e mata a fome de muitas famílias que não tem condições que consumir uma quantidade boa de nutrientes por causa das suas péssimas condições financeiras”, explicou Elizeu Rego.

A comunidade de Cajá dos Negros será uma das que fornecerá leite para o programa, aumentando ainda mais a renda dos produtores da associação formada por remanescentes quilombolas. “A CPLA faz esse trabalho de buscar o produtor onde ele estiver. Isso é muito importante para a economia do Estado e melhora as condições de vida dos integrantes dessas pequenas associações”, disse Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

Mesmo com a criação e ampliação de programas como esse, o preço do leite no Estado ainda preocupa os produtores alagoanos. “Falta flexibilização no Programa do Leite, mantido pelo Governo Federal, quanto ao preço do leite. Esse valor está defasado em Alagoas. É preciso que alguma medida seja tomada para que o preço varie de acordo com a necessidade do mercado: se for necessário aumentar, que aumente, e se for necessário diminuir, que diminua”, afirmou Jorge Dantas.

Durante a assinatura do contrato, os presentes receberam um notícia há muito esperada: a aprovação da criação da Nova Emater na Assembléia dos Deputados. O órgão será responsável pelo fornecimento de assistência técnica aos agricultores familiares de Alagoas. “É uma vitória que fará toda a diferença para o desenvolvimento de bons trabalhos no Estado. Muitos empregos serão criados, principalmente através de concursos públicos, para preencher essas vagas que estão sendo abertas com a Nova Emater”, estimou.