Alagoas

Arapiraca comemora 87 anos como uma das cidades mais importantes do Nordeste

&nbsp;Economia do munic&iacute;pio atrai o olhar de investidores&nbsp;<br />

30/10/2011 09h09
Hoje Arapiraca comemora seus 87 anos de emancipação Política, considerada uma cidade jovem, Arapiraca já desponta desde sua criação como uma cidade prospera e empreendedora, em sua trajetória de vida já passou todos os demais municípios do interior do estado de Alagoas e já é considerada há décadas, a segunda maior cidade do estado de Alagoas.

A cultura do fumo foi o principal combustível econômico do passado no município, empresas de vários lugares do Brasil se instalaram para investir no ouro negro, milhares de pessoas deixaram suas terras para investir na cultura, e a cidade prosperou e cresceu, hoje o fumo vive em uma decadência, falta investimentos, os agricultores lutam contra o próprio governo que lançou varias campanhas ao longos dos anos no combate ao tabagismo.
A cidade que já foi considerada a capital Brasileira do Fumo, hoje vive outro momento, mesmo assim a cultura e empresas ainda resistem às dificuldades e continuam exportando fumo para o Brasil e outros países.

O comercio e a empresas instaladas no município desde sua fundação, sempre comemoram seus faturamentos contabilizados anualmente, Arapiraca possui por dia um publico flutuante de mais de um milhão de pessoas, que visitam a cidade a negócio, compras, prestação de serviços e outros.

As mudanças na estrutura da cidade são pontos cruciais para o desenvolvimento do município, com a construção do Parque Ceci Cunha, deu fim a um espaço que servia para colocar lixo e no período frio possuía muita lama, quem passa hoje pelo local não sabe que ali no passado existia uma lagoa, o projeto deu uma nova vida a cidade.
Semelhante também a criação do calçadão da Praça Manoel André e Anibal Lima, que até a década de 90 eram ruas por onde veículos circulavam diariamente e não possuía uma estética morderna na qual existe nos dias atuais, com a reforma o comercio ganhou mais visibilidades para os negócios e empreendimentos.

O fim do antigo mercado público da cidade foi outro passo para o crescimento dos negócios do município, uma mudança difícil mais necessária, hoje a realidade dos feirantes é outra diante de um local estruturado em termos arquitetônicos e higiene, algo difícil em épocas passadas.

Outra obra que mudou a cidade foi a criação do Lago Perucaba, local onde se jogava esgoto e lixo em uma grande Lagoa, se tornou em um ponto turístico do município de Arapiraca, uma bela praça de esportes e laser onde o arapiraquense aproveita para se divertir. O local também valorizou o setor imobiliário do local, basta passar nas proximidades e observar o grande número de casas sendo construídas nos bairros próximos.

A chegada de empresas nacionais e da região em Arapiraca demonstra o perfil próspero do município, segundo o presidente do SindiLojas Wilton Malta, Arapiraca raramente uma empresa fecha a suas portas no comercio local, todos os dias novas empresas se instalam no município que possui hoje um dos maiores comércios da região nordeste do Brasil.

A história de Arapiraca também se mistura com o esporte representado pelo ASA de Arapiraca, que por onde passa leva o nome da cidade, e se tornou uma mídia móvel para todo o país dessa cidade que cresce diariamente.

A cidade comemora hoje os seus 87 anos com uma vasta programação, logo pela manhã uma missa em ação de graças na concatedral de Nossa Senhora do Bom conselho, em seguida entrevista coletiva com o prefeito Luciano Barbosa, no período da tarde o destaque fica para o desfile cívico e estudantil.