Brasil

Nova técnica vai ajudar a melhorar a produtividade de frutas

Com isso, &eacute; poss&iacute;vel ter o desenvolvimento normal e um fruto perfeito<br />

Por NR 03/11/2011 05h05
* A técnica vale para várias culturas mas está sendo bem aproveitada pelos fruticultores da região de Juazeiro, em Pernambuco, e Petrolina, na Bahia, que já contam o novo método, que também é um poderoso aliado na proteção de suas culturas. Trata-se do nãotecido, uma manta leve, porosa, feita de polipropileno, que permite a passagem de água e também da luminosidade, favorecendo, e muito, a produtividade.

O nãotecido está sendo usado pelos produtores na confecção dos invólucros usados para proteção das frutas contra o ataque de insetos, pássaros e outros agressores. A principal vantagem do uso do novo material, conhecido como agrotêxtil, é permitir que tanto a luz solar, quanto a umidade penetre na fruta, ao mesmo tempo em que ela se mantém protegida de pragas e predadores.

Com isso, é possível ter o desenvolvimento normal e um fruto perfeito, garantindo maior produtividade. Há relatos de produtores de frutas de outras regiões do país que conseguiram ampliar de forma significativa a produtividade com o uso desse material. É o caso dos produtores de lichia do interior de São Paulo e até dos bananicultores do Vale do Ribeira, também em São Paulo, que passaram a usar os não tecidos na proteção dos cachos de lichia e de banana.

O fruticultor só precisa ficar atento na hora de adquirir o nãotecido. Não pode ser aquele usado na confecção de decoração, embalagens e confecções de roupas e artigos descartáveis. Tem de ser o agrotêxtil que passou por um tratamento para reduzir sua degradação, uma vez que ele ficará exposto às intempéries, como sol intenso e chuva.