Brasil

Bombeiros vão reduzir buscas nos prédios que desabaram

 

Por Ag. Brasil 29/01/2012 14h02
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Brito Alcântara disse que até o final da noite, as buscas serão encerradas nos escombros dos três prédios que desabaram na Avenida 13 de Maio, na quarta-feira passada (25), área central da cidade. No local, permanecerá uma estrutura reduzida do Grupamento de Buscas e Salvamento dando suporte às equipes que trabalham na retirada dos escombros.

O coronel Alcântara disse que os trabalhos de remoção estão concentrados neste momento na área do prisma de ventilação interna do anexo do Theatro Municipal, que tem passagem pela Avenida Almirante Barroso. Um técnico da companhia de limpeza do município com auxílio de uma pequena pá mecânica está retirando o entulho dos fundos do prédio e colocando na calçada.

O oficial superior dos bombeiros disse que nada foi encontrado nos dutos de ventilação do Edifício Capital, que tinha entulhos até o 3º andar do prédio. Os bombeiros trabalhavam com a expectativa de que algum corpo pudesse ser encontrado naquela área.

A Avenida 13 de Maio será liberada nesta segunda-feira (30) para a passagem de pedestres no trecho entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Evaristo da Veiga, com a rotina da cidade voltando ao normal. Os prédios do lado oposto ao desabamento da Avenida 13 de Maio também voltam a abrir para atendimento ao público e os bares, lanchonetes e restaurantes também voltam a atender os consumidores.

A Avenida Almirante Barroso será totalmente liberada ao tráfego de veículos, a partir das 6h desta segunda-feira, no trecho interditado entre a Avenida Rio Branco e a Senador Dantas, que voltará a mão de direção normal,do Passeio em direção à Avenida Chile.

O Edifício Capital, de 20 andares, no número 6 da Avenida 13 de Maio, permanecerá fechado, a exemplo do anexo do Theatro Municipal, com entrada pela mesma avenida.

Operários continuam cercando a pista lateral da Avenida 13 de Maio, local onde as equipes continuarão o trabalho de retirada de entulhos e procura de desaparecidos.

Quarenta operários da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos trabalham desde cedo na recomposição da calçada, limpeza do sistema de drenagem, recolocação de grelhas dos bueiros e removendo uma pequena quantidade de entulho. A companhia de limpeza urbana está usando caminhões-pipa para fazer a limpeza da Avenida 13 de Maio, devido a poeira acumulada, com o desabamento dos três prédios.