Arapiraca

Arapiraquenses se apaixonam pela prática do Rugby, esporte comum em outros países

Por Clau Soares e Alana Berto 29/12/2013 09h09
Arapiraquenses se apaixonam pela prática do Rugby, esporte comum em outros países
- Foto: Divulgação

Se você assiste a filmes , você com certeza já viu uma partida de Rugby. Esporte comum nos nos países colonizados pela Inglaterra, a prática surgiu na Inglaterra, mas também ganhou adeptos no Brasil e até em Arapiraca que já conta com um time profissional.

Os jogadores treinam há oito meses e disputaram o primeiro torneio Beach Rugby Maceió, este mês, na capital alagoana. O time Arapiraca Rugby Clube treina nos campos de areia da Praça Ceci Cunha e possui equipes masculina e feminina.

O grupo surgiu em abril quando os educadores físicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) do campus de Arapiraca, Bráulio Lima e Douglas Henrique, foram a Portugal, aprenderam o esporte e resolveram trazer a prática para Arapiraca.

Um dos fundadores da equipe, Bráulio Lima, afirmou que o grupo não foca apenas na vertente competitiva, mas procura seguir uma linha educacional e de renovação. “Acreditamos que só teremos times fortes na esfera competitiva se valorizarmos as crianças e os adolescentes, os fazendo tomar gosto pelo esporte”, declarou.

Bráulio justifica porque tem conquistado tantos adeptos e fortalecido tanto o time feminino, quanto o masculino. “Acho que eu e o Douglas não imaginávamos toda essa evolução do grupo, mas também nunca paramos de trabalhar nesse projeto, graças a Deus estamos colhendo muitos frutos”, orgulhou-se.

A ambientalista inglesa, Lara Edwards, que participa do time feminino do Arapiraca Rugby Club, explicou que quem quiser pode participar do time masculino ou feminino,independente da idade. Segundo Lara, vão aos treinos desde adolescentes de 13 anos de idade até pessoas de 50 anos. “O rugby é um vício. 'Quem começa a jogar não consegue parar”, relatou.

Ela acrescentou que após oito meses de treinos, cerca de 111 pessoas se integraram às equipes.. Lara diz que a participação feminina é grande e que metade dos integrantes é formado por jogadoras. “Formamos uma família”, disse ela.

Beach Rugby Maceió 

No dia 14 de dezembro, o Arapiraca Rugby Club participou do primeiro torneio Beach Rugby Maceió com a participação de três times de Maceió, Arapiraca e Sergipe. Lara contou que a equipe de Arapiraca não ganhou, mas não fez feio na competição. “Estamos muito orgulhosos da forma como os meninos jogaram no campeonato de Maceió”, destacou.

Bráulio colocou que o Maceió Beach Rugby iria contar com várias equipes do Nordeste, mas infelizmente muitas desistiram ou não puderam ir a Maceió. “mesmo assim o torneio contou com a participação de cinco equipes no masculino, sendo quatro equipes alagoanas e uma de Sergipe,o Seregy Rugby”, ressaltou.

O Arapiraca Rugby conseguiu em menos de um ano de formação conquistar a segunda colocação no torneio de Maceió, ganhando de equipes que jogam há quase de sete anos. “Isso foi muito gratificante para nós”.

O Alagoas Rugby, time formado por jogadores da capital alagoana e da capital do agreste, irá disputar a liga do nordeste a partir da segunda semana de fevereiro onde enfrentará quatro jogos difíceis contra o Seregy Rugby-Se e Orixás-Ba. ”Quatro jogos, pois a liga funciona no sistema de jogos ida e volta”, comentou.

”A equipe continuará treinando para o Nordestão de Rugby e focando na elaboração de competições alagoanas na modalidade”, pontuou Bráulio.

Treinos

A equipe feminina treina todas as segundas e quartas-feiras das 19 até as 21 horas. Já o time masculino treina às quartas-feiras das 21 até as 23 horas. Nas manhãs de sábado ocorre um treino misto que vai das 6 horas e 30 minutos às 8 horas e 30 minutos.

Um pouco da história e das regras do jogo

De acordo com a lenda, o esporte surgiu através de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby, na Inglaterra teria pegado a bola com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária.

Lara explicou que a bola do esporte é oval e que existem duas modalidades do jogo, uma utiliza sete jogadores e outra, 15 jogadores.

Segundo ela, a grande dificuldade do rugby é poder avançar com a bola. “É preciso correr muito e não pode jogar a bola para frente”. Ela completou que quando o jogador é derrubado passa a bola para um jogador da linha reta ou para um jogador que esteja atrás.

“No futebol americano eles usam mais acessórios de proteção. Já o rugby só usa o protetor bucal”, ressaltou.

Para fazer a pontuação, denominada Try, é necessário tocar a bola no chão. “Diferente do futebol americano, que não possui essa regra”, concluiu.