Baixo São Francisco

Primeira indústria do Distrito Industrial de Penedo assina termo de recebimento de área

Por Redação com Assessoria 14/03/2014 19h07
Primeira indústria do Distrito Industrial de Penedo assina termo de recebimento de área
- Foto: Assessoria

No final da manhã desta sexta-feira (14), no gabinete do prefeito Marcius Beltrão (PDT), a primeira indústria a se instalar no Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto, assinou o termo de recebimento da área de 10 hectares. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), dos sócios proprietários da empresa, dos vereadores, secretários municipais e do gerente comercial da Algás

 A indústria do segmento cerâmica foi à primeira empresa que assinou a carta de intenções, ainda em 2013. “Este é um grande sonho de todos nós. O pontapé para o desenvolvimento econômica de Penedo. Essa foi a primeira e já existem outras quatro interessadas em se instalar aqui. Agora é realidade. Agradeço à todos que contribuíram com a viabilização do Distrito Industrial. E por fim, agradeço aos empresários pela confiança em Penedo”, disse emocionado Marcius Beltrão.

 A ‘Penedres’, é voltada ao segmento de telhas cerâmicas, produzidas no mesmo processo que os pisos e revestimentos. Em Penedo, serão investidos R$ 15 milhões na sua instalação, que em funcionamento, vai ofertar 300 empregos diretos.

“O nome foi à união da cidade, com o nome da nossa matriz em Santa Catarina, que se chama Tettogres. E a escolha para instalação, foi devido o município de Penedo ser rico na matéria prima. O nosso produto é de alta qualidade e sua fabricação é igual ao processo de produção dos pisos e revestimentos cerâmicos, daí a necessidade de matéria de qualidade e rica. E para montar o parque industrial, vamos investir inicialmente R$ 15 milhões. Nos primeiros dois anos, vamos ofertar 170 empregos diretos, em seguida, passaremos para 300 vagas. Todos ganham. Uma grande conquista para a região”, comemorou o sócio proprietário da Tettogres e da futura Penegres, Gertson Souza.

Diferencial

O distrito de Penedo possui um diferencial muito importante entre demais de Alagoas. Além da infraestrutura que está sendo implantado, a menos de 300 metros, um ponto de coleta de gás – city gate - da Algás. Uma fonte de energia que será levada as empresas que irão se instalar na cidade.

Homenagem

A área de 33 hectares foi desapropriada em comum acordo com a Penedo Agro Industrial (Paisa) e fica localizada na distrito de Itaporanga. O local vai se chamar Distrito Industrial Dr. Roberto da Silva Peixoto, em homenagem ao engenheiro penedense que construiu o Hotel São Francisco.

Ele também teve uma participação crucial num período de desenvolvimento, quando na implantação da energia elétrica e telefonia no município de Penedo. Roberto Peixoto foi proprietário da indústria têxtil Peixoto Gonçalves, que funciona no município de Neópolis, Sergipe.