Alagoas

Jovens sertanejos buscam qualificação em cursos do Pronatec em Santana do Ipanema

Por Redação com Assessoria 12/04/2014 16h04

Ter pelo menos um curso técnico para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Este é o objetivo comum dos estudantes que se inscrevem nos cursos profissionalizantes e gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Destinados aos alunos que cursam o ensino médio na rede estadual de ensino, os cursos estão sendo ofertados também para ex-alunos e para quem está recebendo o seguro desemprego.

 Em Santana do Ipanema, sede da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 540 vagas para 12 cursos profissionalizantes foram ofertadas na Escola Estadual Mileno Ferreira da Silva. A maioria das vagas foi preenchida nos primeiros dias de inscrições, conforme informa Flaviana Wanderley, coordenadora adjunta do Pronatec no município.

Sobra de vagas - “As vagas que sobraram serão disponibilizadas para o público em geral. Quem estiver interessado poderá se inscrever pelo site do Pronatec, na internet”, informou Flaviana. “Cada curso tem uma idade mínima exigida e um grau de escolaridade. A maioria exige no mínimo o ensino médio e idade acima dos 14 anos”, acrescentou a coordenadora.

Segundo o diretor geral da Escola Mileno Ferreira, José Maria Ferreira da Silva, os cursos mais procurados são técnico em enfermagem, bombeiro civil, auxiliar de laboratório de saúde e técnico em administração. “Na área de saúde, como temos um hospital de referência, estão os cursos mais procurados”, afirmou o diretor. “Na área de serviço, os cursos também são muito procurados, principalmente na área de higiene e beleza”, acrescentou.

Para o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ferreira, o Pronatec é uma excelente oportunidade que os jovens têm para se profissionalizar. “É uma formação profissional gratuita e a secretaria de Educação está de parabéns por ter trazido para Alagoas estes cursos”, comentou o coordenador.

 Experiência - Quitéria Oliveira Gomes, 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Mileno Ferreira, nunca teve um emprego formal. Todo dia, ela deixa o município vizinho, Poço das Trincheiras, para estudar em Santana do Ipanema. Inscrita no curso de auxiliar administrativo do Pronatec, ela quer se profissionalizar para arrumar trabalho. “Sem experiência fica difícil. Por isso vou fazer esse curso para aumentar a chance de ser contratada”, afirmou.

Sua colega de turma, Maria Jair Tavares Ribeiro, 16 anos, também se inscreveu no Pronatec com o mesmo objetivo: arrumar um emprego. “Aonde a gente chega, as pessoas cobram experiência e sem um curso profissionalizante fica difícil”, disse ela. “O sacrifício que estamos fazendo agora será recompensado”, acrescentou Quitéria, que vai chegar mais tarde em casa, pois terá que estudar à tarde, no Pronatec.

Para Francilo Alves dos Santos 17 anos, aluno do 1º ano do ensino médio, o curso profissionalizante vai ajudar a melhorar seu currículo. “Espero aprender uma profissão e melhorar meu currículo, só assim vai ficar mais fácil arrumar um emprego”, afirmou.