Doença semelhante à dengue é descoberta e preocupa população
Uma doença inédita na América Latina está preocupando a população alagoana. Os sintomas são muito parecidos com a dengue, chikungunya ou com uma simples virose, mas se trata, na verdade, de uma doença conhecida como zika vírus, comum nos continentes africano e asiático.
Diarreia, febre branda, manchas na pele e dores no corpo podem ser sinais da doença, que em 2013 ocasionou um surto na Polinésia Francesa, deixando centenas de pessoas hospitalizadas.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conseguiram encontrar o zika vírus em oito das 25 amostras testadas na última terça-feira (28). Todos os pacientes apresentavam os mesmos sintomas, supostamente de dengue. As amostras de sangue foram analisadas por meio de uma técnica chamada RT-PCR.
De acordo com um dos pesquisadores, Gúbio Soares, a doença nunca havia sido registrada no Brasil e pode ter chegado por aqui em junho do ano passado, quando o país foi sede da Copa do Mundo de Futebol, mas acabou passando despercebida por causa da semelhança com a dengue. "O zika vírus é transmitido da mesma forma, ou seja, através do mosquito Aedes Aegypti, além de outros mosquitos da mesma família, e o que mais se tem no Nordeste do Brasil é mosquito”, ressaltou o estudioso, que revelou: “Além dos sintomas que se confundem com a dengue, o paciente ainda pode apresentar sinais de conjuntivite”.
Apesar de não haver um conhecimento mais aprofundado sobre a doença por parte dos pesquisadores brasileiros, ao zika vírus aparentemente é menos perigoso que a dengue ou a chikungunya, mas mesmo assim a população deve tomar os cuidados necessários para combater o mosquito. “As pessoas devem ficar atentas e lutar contra os focos do Aedes Aegypti porque da mesma forma que ele está transmitindo dengue, chikungunya e zica vírus, pode passar a transmitir vírus muito mais letais; daí a importância de lutar contra o mosquito”, avaliou Gúbio Soares.
O aumento nos casos de suspeitas de dengue foi o principal motivo para o início das pesquisas. "Apenas exames de sangue podem identificar a presença do zika vírus. O tratamento para este mal é o mesmo usado contra a dengue, podendo o doente se recuperar num período mais breve - cerca de cinco dias. A descoberta dos pesquisadores foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que disponibilizou recursos através do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS).
Em Alagoas
A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) jé está investigando se pacientes alagoanos estão com a doença. De acordo com o infectologista Celso Tavares, algumas amostras de sangue foram colhidas no sertão depois que a região foi tomada por um surto com sintomas parecidos com os apresentados pelo zika vírus. O material foi enviado para um laboratório do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas, em Belém-PA, referência nacional em epidemiologia.
"Constatamos uma grande epidemia de dengue na região do sertão do estado, mas não descartamos a possibilidade dessa nova doença. Coletamos sangue de centenas de pessoas e aqueles com relação à chikungunya foram enviados para Belém e todos foram negativos. Mas nos exames havia a presença de um Flavivírus, que é um grupo de vírus do qual pertence dengue, febre amarela”.
Arapiraca
A Secretaria de Saúde de Arapiraca está realizando, na manhã desta quinta-feira (30), uma capacitação na sede do Centro de Referência Integrado de Arapiraca sobre dengue, chikungunya e zyka vírus, para entender como identificar as diferenças e melhorar o atendimento dos pacientes infectados.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
