Alagoas

Vídeo explicativo facilita abertura e legalização de empresas em Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 26/01/2016 16h04
Vídeo explicativo facilita abertura e legalização de empresas em Alagoas
Vídeo está disponível na página da Juceal no YouTube e pode ser acessado através do link Facilita Alagoas. (Foto: Ascom/Juceal)

Início do ano, época de estabelecer novas metas, colocar em prática antigas aspirações, época em que muitos empresários dão o primeiro passo ao desejo de empreender. Somente nos dois primeiros meses do ano passado, 2.668 processos empresariais foram protocolados na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).

Após observar a procura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), em parceria com a Juceal, produziu um vídeo explicativo de como registrar e legalizar um negócio no Estado, disponibilizando mais uma ferramenta para orientação da sociedade alagoana.

O vídeo destaca o Portal Facilita Alagoas, porta de entrada para os processos de abertura, alteração e baixa empresarial e ambiente que integra órgãos de registro e fiscalização, e explica todo o caminho que o empresário deve percorrer desde a Consulta Prévia, pesquisa de viabilidade de nome e localização, até a protocolização de documentos na Junta Comercial e a solicitação de licenças e alvarás.

Além de falar sobre o Facilita Alagoas, o vídeo evidencia a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado, ressaltando a integração com os órgãos fiscalizadores e como o cliente deve agir para solicitar os documentos referentes à Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A gerente da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae/AL, Renata Fonseca, afirma que para a produção do vídeo foram observadas as principais dúvidas registradas nas Salas do Empreendedor do Estado quanto à formalização e legalização de negócios. Fonseca ressalta ainda que o vídeo pode funcionar ainda como uma fonte de informação mais acessível para o cliente.

“O Facilita Alagoas funciona 24h por dia e o empresário poderá ver o vídeo sempre que quiser, quando tiver alguma dúvida, não esperando para entrar em contato com algum servidor da Juceal ou do Sebrae. Além do Facilita, nós vamos disponibilizar o vídeo nas Salas do Empreendedor de cada cidade”, esclareceu.

Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, o vídeo funciona como mais uma ferramenta para desburocratizar o registro empresarial.

“Simplificar o entendimento para facilitar o registro. Tudo que facilite o trabalho do empresário e do profissional contábil também é positivo para a gente, para o Estado. Mais rapidez e mais facilidade refletem em mais empregos, o que é tão importante neste momento de alerta econômico”, pontua.

O vídeo está disponível na página da Juceal no YouTube e pode ser acessado através do link Facilita Alagoas. Logo mais, também será disponibilizado no Portal Facilita Alagoas e no atendimento da sede da Junta Comercial.