Jornalista é absolvido de denunciação caluniosa
O jornalista Odilon Rios foi absolvido da acusação de denuncia caluniosa contra a delegada de Matriz de Camaragibe, Maria do Socorro Almeida Bastos, referente a fatos ocorridos em novembro de 2010, quando Odilon acusou a delegada de praticar tortura, de acordo com a decisão. A sentença é do juiz da 12ª Vara Criminal da Capital, Ayrton de Luna Tenório, e foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (1º).
“O réu fez as afirmações pois, ao menos, suspeitava que a vítima efetivamente tinha participação no delito de tortura que teve como vítima o filho do réu, sem ter a intenção, o dolo, de atingir a honra da vítima. Por essas razões, inexistindo provas acerca do dolo na conduta do agente, a absolvição do réu é medida que se impõe”, diz a decisão.
A delegada acusou o jornalista de denegrir a sua honra com a publicação de artigos na internet, questionando a investigação conduzida por ela e outro delegado do Município, acerca da morte de seu filho, José Alexystaine Laurindo Oliveira, em novembro de 2010.
Denúncias
A investigação da Polícia Civil apontava um envolvimento de Alexystaine com o tráfico de drogas. Odilon atribuiu o teor das investigações a um desejo de vingança, por ele ter denunciado os delegados do município, em 2007, pelo crime de tortura contra o enteado, que na época tinha 12 anos. Maria do Socorro chegou a responder a processo administrativo por conta das acusações do jornalista.
O magistrado considerou que apesar de as matérias jornalísticas apontarem Maria do Socorro como a autora da prática de “tortura de jovens pretos e periféricos”, não ficou demostrado que o réu tinha ciência prévia acerca da inocência da delegada, o que seria necessário para caracterizar o crime de denunciação caluniosa.
Relacionado aos mesmos fatos, o jornalista também responde a um processo cível em que a delegada pede indenização por danos morais.
Últimas notícias
Senado aprova projeto que aumenta para 40 anos pena estupro de vulneráveis seguido de morte
Acidente de trânsito deixa mulher ferida no município de Porto de Pedras
Dois homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Penedo
Câmara de Arapiraca lamenta morte de Vó Preciosa, avó do presidente Léo Saturnino
Jovem alagoano é indicado por Rafael Brito para programa Estágio Visita em Brasília
Motorista de carreta deixa veículo atravessado no Rodoanel em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
