Maceió

Presos da Casa de Custódia da Polícia Civil recebem atendimento médico

Por Redação com Assessoria 02/04/2016 21h09

Um ato de promoção da saúde e de prevenção de doenças foi viabilizado pela Polícia Civil neste sábado (2), entre as iniciativas definidas pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, visando proporcionar melhores condições aos presos recolhidos na Casa de Custódia da Capital, localizada no bairro do Jacintinho.

Durante a ação solicitada pela direção da Polícia Civil, uma equipe de saúde cedida pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), avaliou 74 presos que receberam cuidados e orientações de saúde.

A gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital, explicou que os presos passaram por um atendimento clínico-médico geral e que foram realizados testes de HIV, Sífilis e Hepatite C.

A delegada Ana Luiza Nogueira, gerente de Polícia da Região 4, como diretora de plantão, foi designada pela Delegacia Geral para acompanhar todo o trabalho e ressaltou a importância da iniciativa: “essa ação visa proporcionar aos custodiados o acesso à saúde e possibilita que os mesmos, enquanto permanecerem aqui, sejam tratados com dignidade”, frisou.

Além de avaliação médica, uma assistente social realizou um levantamento social entre os detentos para se necessário direcionar demandas junto aos familiares.

A ação, iniciada às 10h, seguirá durante todo o dia. Ao final, os presos diagnosticados com alguma enfermidade grave serão encaminhados para o Sistema Prisional, onde receberão atendimento mais amplo.

“Agradeço o apoio do coronel Marcos Sérgio, secretário de Ressocialização e Inclusão Social, que foi primordial para a realização desta importante ação de saúde aos custodiados, seguindo a linha de integração entre os órgãos da área de segurança, implantada pelo governador Renan Filho, e orientação do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.