Arapiraca

[Vídeo] Arapiraquense Medalha de Ouro na Copa do Brasil de luta greco-romana mira Olimpíada

Lázaro Santos pratica o esporte há 9 anos e já é reserva da Seleção Brasileira da modalidade

Por 7Segundos 23/01/2022 08h08 - Atualizado em 30/03/2022 17h05
[Vídeo] Arapiraquense Medalha de Ouro na Copa do Brasil de luta greco-romana mira Olimpíada
Lázaro Santos, 23 anos, arapiraquense e medalha de ouro na Copa do Brasil de luta greco-romama - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Lázaro Santos, 23 anos de idade, é natural da cidade de Arapiraca e praticante há 9 anos de uma modalidade esportiva pra lá de tradicional em termos de esportes olímpicos: a luta greco-romana, uma das modalidades de wrestling (luta livre), presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna das Olimpíadas, em 1896, em Atenas, na Grécia.

Aos poucos, Lázaro Santos está conseguindo se destacar neste esporte em nível nacional. Em dezembro de 2021, ele conquistou a medalha de ouro da Copa do Brasil de Wrestling no estilo greco-romano na categoria 67Kg, na cidade de Natal-RN. Lázaro foi o único atleta da delegação alagoana a conquistar o ouro na competição, resultado que o credenciou à condição de reserva na Seleção Brasileira da modalidade, o que o coloca a um passo de realizar seu sonho: representar o Brasil e a cidade de Arapiraca numa Olimpíada. Assista ao vídeo:

Antes desse feito, Lázaro já havia conquistado também em 2021 o título de Vice-Campeão Brasileiro de Wrestling estilo greco-romano. Lázaro foi classificado para esta competição após sagrar-se Campeão Alagoano também em 2021.

Agora, Lázaro se prepara para participar do campeonato estadual agora no mês de fevereiro na cidade de Roteiro, na Grande Maceió, competição que vale vaga para o Brasileiro de 2022 no Rio de Janeiro em maio, que por sua vez, também serve como seletiva para o Pan-Americano que será realizado ainda no primeiro semestre de 2022.

“Meu sonho é me tornar um atleta olímpico e estrou treinando firme para isso”, conta Lázaro, que recebeu a equipe de reportagem do Portal7Segundos na academia Esporte e Saúde, onde treina quando está em Arapiraca. “Nós só contamos com o apoio dos amigos, como o pessoal da academia, que nos cede o espaço desde 2013 para eu e meu irmão realizarmos os treinamentos”, diz Lázaro.

Inspiração


Lázaro começou a se interessar pela luta greco-romana em 2013, influenciado pelo irmão mais velho, Lucas Santos, de 25 anos. “Eu estou parado há cerca de um ano, mas quero voltar a treinar wrestling novamente, e desta vez, incentivado pelo Lázaro, que começou a treinar por causa de mim e agora a situação se inverte, eu estou inspirado nele”, comenta Lucas diante de risos do irmão mais novo.

Lázaro e o irmão mais velho, Lucas Santos, 25 anos, sua inspiração para a prática de wrestling. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

Lucas começou a praticar o esporte após um professor de educação física perceber que ele levava jeito para a luta olímpica num lance casual que aconteceu numa partida de futsal.

“Em 2013, na época do Jeal (Jogos Estudantis de Alagoas), eu estava jogando futsal pela minha escola quando recebi uma falta muito forte e minha reação para me livrar do adversário foi jogá-lo de forma muito rápida ao chão. Foi aí que o professor Roberto Amorim observou que eu levava jeito para a luta greco-romana e puxou para treinar e eu comecei” conta Lucas.

DNA para a luta

Lucas relembra que quando foi treinar na academia pela primeira vez, havia uns 30 jovens como ele selecionados para fazer uma espécie de teste para o esporte, mas no dia seguinte, apenas ele retornou para o tatame para treinar, os demais desistiram. Com apenas três meses praticando Wrestling, Lucas conquistou o primeiro lugar no Jeal, que o classificou para o campeonato alagoano, onde também ficou em primeiro, conquistando a classificação para o Brasileiro, onde terminou na quarta posição após sete lutas.

Foi essa performance que inspirou Lázaro, irmão mais novo de Lucas, a treinar e se tornar um potencial competidor de Wrestling. “Meu irmão me incentivou desse o começo. Eu resistia, não queria, mas ele me mostrou que esse poderia ser o caminho”, disse Lázaro, que para melhorar seu nível, passou uma temporada treinando em Maceió nos últimos meses. Lázaro, inclusive, passou a residir numa academia cedida por um amigo em Marechal Deodoro, na Grande Maceió, para onde pretende retornar agora em 2022 levando consigo o irmão, Lucas, que também está animado para voltar a treinar.

Trabalho Anônimo


Os dois irmãos lutadores também realizam um trabalho social para difundir a luta greco-romana em Arapiraca e região. Há oito anos eles dão aula de graça para iniciantes na academia Esporte e Saúde, onde treinam, no Bairro Baixa Grande, em Arapiraca.

“Nós formamos a equipe Mercúrio, que tem jovens de 14 anos até 20 anos de idade ou mais, mas a gente aceita pessoas de todas as idades, o importante é divulgar o esporte”, disse Lucas.

Entenda o que é


A Luta greco-romana ou wrestling estilo greco-romano é um estilo de luta praticada com o objetivo de jogar o oponente no chão e imobilizar suas costas ao encostá-la ao chão. A luta não permite a utilização de socos e chutes, mas permite a luta agarrada que envolve técnicas de clinch, arremessos, controle e derrubadas. Também é proibido qualquer golpe abaixo da linha do quadril, além de tropeços no oponente ou agarradas na pernas.

Mais informações sobre os irmãos Lázaro e Lucas você pode obter acessando os perfis @lazaro_wrestling ou @kluckmusicno instagram.