Geral

Rodrigo Cunha lança ações que vão beneficiar mais de 1,5 mil famílias da agricultura familiar

Rodrigo Cunha também promoveu o lançamento do Projeto de Apoio à Economia Solidária e ao Empreendedorismo, que visa fortalecer empreendimentos solidários através do apoio à moeda social e-Caatinga.

Por 7segundos com assessoria 29/11/2024 14h02 - Atualizado em 29/11/2024 15h03
Rodrigo Cunha lança ações que vão beneficiar mais de 1,5 mil famílias da agricultura familiar
Rodrigo Cunha lançou projeto de economia social - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) lançou na manhã desta sexta-feira (29) em solenidade no município de Igaci (AL) um conjunto de ações integradas em prol de mais de 1,5 mil famílias de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar de Alagoas. Em parceria com entidades como o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC), a Rede Cheiro da Terra (Cooperativa Cheiro da Terra), o Instituto Irmã Doroty e mais 18 instituições do segmento agrícola popular, além empresas públicas, universidades e organizações da sociedade civil, o parlamentar destinou um total de R$ 3,1 milhões em recursos para a projetos de formação e capacitação profissional, apoio ao cooperativismo e à economia solidaria, fomento à produção e à venda de alimentos e entrega de veículos voltados ao escoamento de produtos do campo.

“Isto não começou hoje. Nosso mandato no Senado sempre teve como um dos focos a descentralização e democratização do acesso aos recursos de emendas parlamentares, financiando projetos de caráter social. Estamos aqui vendo a concretização de um dos maiores pacotes de investimentos na agricultura familiar de Alagoas por meio de um mandato no Congresso Nacional, apoiando quem trabalha com a terra, produz alimentos e garante comida na mesa dos alagoanos. E mais: todos os beneficiados aqui, por meio deste aporte e destes projetos, poderão ampliar suas ações de geração de renda e de trabalho, reduzindo as desigualdades e a pobreza em nosso estado. É uma honra ser parceiro, como sempre fui, dos homens e das mulheres do campo de Alagoas”, afirmou Cunha.

Presente ao evento – ao lado de lideranças locais, vereadores, professores da UFAL e da UNEAL e integrantes de empresas públicas com Codevasf e a Conab –, o dirigente nacional do MTC Adriano Ferreira destacou o “compromisso único e exemplar do senador Rodrigo Cunha, que ao longo dos últimos 6 anos sempre acolheu, apoiou e lutou pela causa da produção agrícola familiar alagoana, assegurando recursos para que entidades como nosso Movimento e tantas outras instituições pudessem atender na ponta as necessidades das comunidades mais vulneráveis e que mais precisam. Somos muito gratos a Rodrigo Cunha e, certamente, os investimentos materializados neste dia serão um grande diferencial em nosso trabalho”, destacou o dirigente.

Uma das ações lançadas por Cunha vai possibilitar que 18 entidades da agricultura familiar de diversos municípios alagoanos produzam e comercializem alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa vai contemplar mais de 230 agricultores familiares levando alimento para mais 12 mil famílias. Outra iniciativa lançada pelo senador foi o Projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local, que vai contemplar jovens com bolsas de estudos para cursos sobre práticas agroecológicas e empreendedorismo rural. Após a formação, os jovens vão atuar como agentes de Desenvolvimento Local, articulando políticas públicas para a promoção do desenvolvimento territorial com foco na agricultura.

Rodrigo Cunha também promoveu o lançamento do Projeto de Apoio à Economia Solidária e ao Empreendedorismo, que visa fortalecer empreendimentos solidários através do apoio à moeda social e-Caatinga. A moeda é uma iniciativa do Fundo Nacional de Permanência na Terra (FUNPET). Na ocasião, Cunha ainda realizou a entrega de caminhão baú refrigerado à Rede Cheiro da Terra (Cooperativa Cheiro da Terra). Adquirido com investimentos de R$ 490 mil destinados por Cunha junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o veículo é fundamental para o escoamento da produção dos cooperativados, garantindo mais condições de produtividade, competividade e geração de renda para os associados da Cheiro da Terra.