Blog do leitor

Blog do leitor

Blog do leitor

Ativista Juliana Toledo defende a reutilização do reuso de água em seminário

19/10/2016 13h01
Ativista Juliana Toledo defende a reutilização do reuso de água em seminário

Foi realizado em Maceió o seminário Reuso de águas como oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico no Nordeste, sediado no auditório da FIEA, na Casa da Indústria. E que contou com a presença de ilustres figuras que também acreditam, estudam e representam a causa. Como o Engenheiro Civil e Diretor da ABES, Álvaro José de Menezes da Costa, o professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Direto do Centro Internacional de Referência e Reuso de Água CIRRA/IRCWR/USP, O Engenheiro Dr. Alexander Forton representante da Ch2m Hill, o Advogado Fernando Marcato e o Engenheiro Renato Giani Ramos coordenador da Câmara Temática de Desabilitação e Reuso da ABES.


 Explica como é feito o levantamento de água da chuva, como faz na pista, verificando onde alaga. Com isso, salva-se a água que seria alagada na cidade e aproveitando essa água. Quando ele se concentrar ali, deparar-se-á com uma bomba para circular e não apodrecer e flúor. Há a necessidade de colocar produtos como cloro e do tipo que passa nos dentes para matar as bactérias.

Outra opção de sustentabilidade é o biodigestor transformar as necessidades fisiológicas em gás e, com isso, transformar esse gás como se fosse energia térmica, como possibilidade para uso como gás de cozinha ou como combustível para carro.

Retomando ao reuso da água, ela pode sair tão pura que é capaz de ser bebida e a outra pode ser utilizada para molhar planta. Evitando, assim, uma série de problemas que estão ocorrendo com as necessidades fisiológicas nos municípios.

Para que seja posto em prática, em relação a água da chuva, deve ser feito um reservatório cavando a rua, nos lugares onde a água alaga a pista, para com isto, poder aproveitar está água para consumo humano neste reservatório, colocando uma bomba, para circular a água evitando, assim que a água apodreça e colocando flúor para evitar a carie e o cloro para matar as bactérias, como mencionado acima.

Tudo isso com por um custo baixíssimo otimizando ainda mais a econômica além de proporcionar o bem-estar dos cidadãos e a conservação da infraestrutura das cidades.

Reafirmando, o biodigestor, a encargo de esclarecimento, é um sistema que esquiva ter que ser feito sistema de esgoto nos municípios, pois este sistema pode ser colocado em condomínios, em uma concentração de 100 casas. Em edifícios o sistema consiste em aproveitar as necessidades fisiológicas e transformá-las em gás, que pode ser utilizado em usinas térmicas – queimando o gás e utilizando o mesmo como energia elétrica, gás de cozinha ou combustível para automóveis. Como a água já saí dos vasos sanitários com a quantidade de água e o que ali foi exposto, necessária para a produção de gás.

Esse sistema separa a água que pode ser consumida, a água de dejeto que pode ser empregada para molhar as plantas, evitando que se coloque adubo. 

Sobre o blog

O blog é um espaço do Portal 7Segundos destinado aos leitores do site que queiram opinar, sugerir ou reclamar sobre os problemas da cidade e da sociedade.

Arquivos