Blog do Tinho
Senador alagoano diz que só a reforma pode restaurar a confiança do eleitor

O senador Benedito de Lira (PP-AL) ocupou a tribuna do Senado Federal para propor uma reforma política capaz de resgatar a confiança dos eleitores com a democracia e reconciliar os políticos brasileiros com os interesses da Nação. Benedito disse que mudanças nas regras eleitorais se repetem a cada eleição, mas só uma reforma política com participação dos diversos segmentos da sociedade será capaz de criar um sistema político eficiente e permanente.
“A reforma política não pode ser mais adiada. Talvez possa ser a reforma mais importante entre todas as que precisamos fazer. O modo de se fazer política no Brasil precisa mudar” — defendeu.
O senador usou a tribuna para fazer uma análise sobre as eleições municipais. Disse que o que mais chamou a atenção foi a alta incidência de votos brancos, votos nulos e abstenções, que ele interpretou como “um claro recado de que existe uma grande insatisfação com a classe política, uma demonstração de que o eleitor brasileiro está cansado com a forma como se fez e se faz política no País”.
Benedito de Lira disse que é preciso que os políticos façam uma reflexão sobre o resultado das eleições municipais e lembrou a avaliação feita pelo cientista político Eurico Figueiredo, que publicou artigo no jornal O Globo: “Cada tipo de voto tem um significado político. O voto em branco significa que o eleitor acha importante comparecer à urna, mas lava as mãos. Tanto faz como tanto fez. O nulo vem de um cidadão que quer ir à urna para registrar seu repúdio. A abstenção é uma forma de não legitimar a democracia ou apenas um desejo de se acomodar com a situação”.
Twitter: @BlogdoTinho
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias

Prefeitura conclui demolição de antiga estrutura do Mercado do Jacintinho

Ifal inicia seleção de alunos na modalidade EJA em três campi; saiba como se inscrever

Paulo Dantas inaugura escola de educação básica no município de Pariconha

Polícia Civil instaura investigação para apurar morte de 27 vacas em fazenda de Batalha

Ônibus com trabalhadores rurais invade galeria comercial em Maragogi
