Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Senador alagoano diz que só a reforma pode restaurar a confiança do eleitor

18/11/2016 21h09
Senador alagoano diz que só a reforma pode restaurar a confiança do eleitor

O senador Benedito de Lira (PP-AL) ocupou a tribuna do Senado Federal para propor uma reforma política capaz de resgatar a confiança dos eleitores com a democracia e reconciliar os políticos brasileiros com os interesses da Nação. Benedito disse que mudanças nas regras eleitorais se repetem a cada eleição, mas só uma reforma política com participação dos diversos segmentos da sociedade será capaz de criar um sistema político eficiente e permanente.

 “A reforma política não pode ser mais adiada. Talvez possa ser a reforma mais importante entre todas as que precisamos fazer. O modo de se fazer política no Brasil precisa mudar” — defendeu.

O senador usou a tribuna para fazer uma análise sobre as eleições municipais. Disse que o que mais chamou a atenção foi a alta incidência de votos brancos, votos nulos e abstenções, que ele interpretou como “um claro recado de que existe uma grande insatisfação com a classe política, uma demonstração de que o eleitor brasileiro está cansado com a forma como se fez e se faz política no País”.

Benedito de Lira disse que é preciso que os políticos façam uma reflexão sobre o resultado das eleições municipais e lembrou a avaliação feita pelo cientista político Eurico Figueiredo, que publicou artigo no jornal O Globo: “Cada tipo de voto tem um significado político. O voto em branco significa que o eleitor acha importante comparecer à urna, mas lava as mãos. Tanto faz como tanto fez. O nulo vem de um cidadão que quer ir à urna para registrar seu repúdio. A abstenção é uma forma de não legitimar a democracia ou apenas um desejo de se acomodar com a situação”.

 

Twitter: @BlogdoTinho

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos