Blog do Tinho
Rosa Albuquerque tem uma das posses mais prestigiadas dos últimos anos
Albuquerque é a primeira mulher eleita a Presidir o Conselho Diretor do TCE-AL
Em uma cerimônia disputadíssima, com a presença de diversas autoridades do Estado, a Conselheira Rosa Albuquerque tomou posse para o biênio 2017/2018.
Primeira Mulher
Primeira mulher a integrar o TCE-AL e também a presidir o Conselho, Albuquerque falou de sua trajetória, de seu compromisso com a fiscalização e também relembrou sua origem se emocionando ao citar seus pais.
Emocionada
“Permita-me senhor Deus, agora, lançar um olhar sobre a razão da minha vida, a minha família, os meus irmãos, que aos observar vejo refletida a imagem dos nossos pais, Nivaldo Ferreira de Albuquerque e Maria Celina R de Albuquerque, os responsáveis pelo início dessa história de vida, eis-nos aqui, o fruto dessas árvores”, disse a conselheira com a voz embargada.
Transparência
Rosa disse que sua gestão será pautada pela responsabilidade com o erário e respeito à coisa pública, e que terá como missão construir um “Tribunal de Contas cada vez melhor”.
Valorização dos Servidores e recursos
A conselheira lembrou a necessidade do Tribunal por mais recursos, cobrança feita na presença do governador Renan Filho, mas também enfatizou a necessidade de recursos não apenas financeiros, mas de extrema importância para o bom funcionamento do órgão, os recursos humanos, “é necessária à valorização dos funcionários do tribunal, que há anos não tem reajustes, além de ser revisto o quadro de servidores efetivos, que muitos ainda remontam a constituição de 88”.
Infraestrutura, espaço e acomodações
Albuquerque lembrou que para uma maior efetivação das ações do TC é necessário um melhor “aparelhamento do órgão”, com melhorias na infraestrutura e acomodações.
Agradecimento e Parcerias
A Conselheira agradeceu ao Conselheiro de carreira Anselmo Brito, o qual segundo a mesma, foi “a primeira voz a declarar apoio e incentivo”, ao abraçar o nome de Rosa Albuquerque como presidente do Tribunal de Contas. Ela ainda lembrou o bons préstimos do conselheiro que a antecedeu, Otavio Lessa, bem como relembrou a parceria com o deputado Antônio Albuquerque e a ALE com relação às pautas do TCE. Ainda com relação a autonomia do Tribunal, a conselheira reforçou a parceria com o Ministério Público de Contas, os quais, segundo ela, devem ter a “exigida e desejada autonomia, de modo a conferir-lhes a atuação de maneira plena”
Outras posses
Na cerimonia também foram empossados o conselheiro Otávio Lessa de Geraldo Santos como Diretor da Escola de Contas, Fernando Ribeiro Toledo como Corregedor, Anselmo Roberto de Almeida Brito Ouvidor, e a vice-presidente Maria Cleide Costa Beserra.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.