Blog do Tinho
JHC diz que Zona Azul é Inconstitucional e aciona Ministério Público de Contas
Para JHC taxa não pode ser cobrada através de Decreto do Executivo.

O Deputado Federal João Henrique Caldas, JHC (PSB), mais uma vez sai em defesa dos moradores de Maceió. Agora, o Deputado levou ao conhecimento do Ministério Público de Contas, através do procurador geral Rafael Alcântara, o Decreto assinado pelo Prefeito Rui Palmeira, no qual, a partir desse mês de fevereiro, os maceioenses passarão a pagar ao estacionarem em vias Públicas.
“Hoje estive no Ministério Público de Contas com o procurador geral Rafael Alcântara para discutir a inconstitucionalidade da zona azul em Maceió”, disse JHC.
Segundo a publicação no DOE, inicialmente a Zona Azul funcionará nas grandes áreas de estacionamento e vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h. Nesses casos, o valor vai ser de R$ 2,50 por hora de permanência e o veículo poderá ficar estacionado por no máximo 4 horas. De acordo com a SMTT essas regras já começaram a valer desde o último dia 06 em caráter educativo e passa a vigorar, já com a cobrança de taxas, no próximo dia 20.
Mas, para o Deputado, o Decreto que foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 27 de Janeiro, regulamentando as áreas públicas e os valores de cobrança por estacionamento, não teria validade, já que baseado na Lei, Taxas e Impostos não podem ser cobrados por Decreto.
“É preciso esclarecer: para criar taxas ou aumentar impostos, seja da esfera federal, estadual ou municipal, é preciso que seja através de lei e não decreto,” enfatizou.
Para essa finalidade, segundo o parlamentar, um Projeto de Lei teria que tramitar e ser aprovado no poder Legislativo, o deputado ainda afirmou que para uma proposta como esta, há a necessidade de uma discussão ampla com a população através de audiência Pública.
“No caso da zona azul, essa decisão foi tomada de maneira unilateral, sem projeto na Câmara de Vereadores e, principalmente, sem discussão com a sociedade. Agora vamos aguardar o MPC se pronunciar”, afirmou JHC.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano
