Blog do Tinho
Administrada por Rui Palmeira, “Maceió está entre as piores Capitais para se viver”, diz estudo
Capital é a pior no índice de Educação e Cultura.
Um levantamento da Consultoria Macroplan, que foi divulgado pela Exame, trouxe dados sobre as capitais do Brasil e sobre quais delas oferecem melhores condições para se viver.
E, mais uma vez, Maceió, que é administrada pelo prefeito do PSDB, Rui Palmeira, aparece de forma negativa em praticamente todos os pontos analisados.
No ranking geral, com índices que vão de 0 a 1, das capitais, Maceió está em 24º com nota 0,473, bem próxima da última colocada que é Macapá na 26ª posição com nota 0,434.
No quesito Saúde, Maceió é a terceira pior com nota 0,507, ficando acima apenas de Macapá, 0,498 e São Luís 0,497.
Quando o assunto é Segurança, a capital alagoana, administrada por Rui Palmeira, também fica com um dos piores índices; 0,523. Amargando o 23º lugar no ranking.
Com relação a Saneamento e Sustentabilidade, a capital tem uma leve melhora, indo para 18º, mas ainda muito inferior as dez melhores colocadas.
Com índice de 0,695, a cidade de Curitiba (PR) garantiu o primeiro lugar no ranking entre as melhores capitais do país. Segundo o estudo, a cidade tem bons resultados nas quatro áreas analisadas pela consultoria.
Já Maceió, tem os piores índices de Educação e Cultura, entre todas as capitais, ficando em último lugar, com nota 0,341, a capital perde para outras como Macapá 0,362, Belém 0,369 e João Pessoa, 0,416.
Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios, com dados dos órgãos Governamentais da União, dos Estados e Municípios, em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.