Blog do Tinho

Blog do Tinho

Blog do Tinho

Projeto de deputada Propõe reaproveitamento de Águas da Chuva em Escolas Estaduais

Água da chuva seria para limpeza de pisos, paredes e demais áreas das unidades de Ensino

01/08/2017 12h12
Projeto de deputada Propõe reaproveitamento de Águas da Chuva em Escolas Estaduais

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de Lei nº 450/17 de autoria da deputada estadual Thaise Guedes(PMDB), que dispõe da obrigatoriedade de instalação de sistemas de captação de água da chuva nas escolas estaduais de Alagoas. De acordo com a proposta, as unidades de ensino ficam obrigadas a ter sistema de captação de água da chuva para limpeza de pisos, paredes e demais áreas de suas dependências que possam ser lavadas com água não potável; irrigação das plantas ornamentais, gramados e jardins; e também, na descarga de vasos sanitários e mictórios.

Em sua justifica, a parlamentar salienta que o abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos, onde a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água também é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos"."Com o avanço dos problemas relacionados à falta de água no País, torna-se necessária a adoção de medidas visando a sua utilização racional, e em razão disso, é de extrema importância, a implantação do sistema de captação de água da chuva na rede pública estadual de ensino", defende.

Para ela, a falta de água nas escolas pode ocasionar a suspensão das aulas, gerando problemas no cumprimento da carga horária anual, por exemplo. "Por causa disso, é importante que todos façam a sua parte, desde o cidadão em sua casa, passando pelo Estado, até os diferentes setores da economia", disse. Além disso, Thaise Guedes frisa as principais vantagens e benefícios do aproveitamento da água da chuva. "Os benefícios são inúmeros no âmbito ambiental, econômico e social, tendo economia nas contas de água e de energia do Estado. Depois do investimento inicial para a implantação do sistema não haverá mais gastos, afinal, a água da chuva é gratuita", completou.

Sobre o blog

Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874,   Assessor de Imprensa.

Arquivos